A PROMESSA DA NOVA ALIANÇA



Era evidente o afastamento do

Povo de Israel de seu Deus

O que configura o rompimento da antiga aliança, pois apesar de Deus se manter fiel o homem rompeu o pacto anulando os efeitos da aliança.

7.Porque, se a primeira tivesse sido sem defeito, certamente não haveria lugar para outra. 8.Ora, sem dúvida, há uma censura nestas palavras: Eis que virão dias em que estabelecerei, com a casa de Israel e com a casa de Judá uma aliança nova.

(Hebreus 8,7-8)


Titulo de la imágen Veronese, Paolo (eigentl. Paolo Caliari) - The Eternal Father

 Imagem Veronese, (Paolo Caliari) – O Pai Eterno




26 – Seus sacerdotes violam a minha lei, profanam o meu santuário, tratam indiferentemente o sagrado e o profano e não ensinam a distinguir o que é puro do que é impuro; fecham os olhos para não ver os meus sábados; no meio deles a minha santidade é profanada. 27 – Seus chefes lá estão como lobos que despedaçam a presa, derramando sangue, perdendo vidas para tirar proveitos. 28 – Seus profetas cobrem tudo com uma argamassa: têm visões de mentira e oráculos enganadores. Dizem: eis o que diz o Senhor, quando o Senhor nada disse.

Ez 22, 26-31



Neste momento da história de Israel em que todos cometem erros gravíssimos perante o Senhor, (incluindo os Reis, Sacerdotes e Profetas) Deus mostra ao profeta Ezequiel que Ele não estaria satisfeito com esta maneira de agir do povo escolhido, se assim continuasse, os planos do Pai não alcançariam o objetivo traçado por Ele.

Observou que os homens só andavam no caminho certo quando eram guiados por outro homem correto e se este outro se desviava todos se desviavam com ele.

Deus decide então fazer uma nova aliança com aquele povo, não conforme as alianças anteriores, baseando-se em leis, sinais materiais e visíveis, mas baseando-se em novas promessas e na presença do seu próprio Espírito Santo no Coração do homem como principal guia e mestre de todo o povo.

Lembrando que este detalhe (a presença do Espírito Santo dentro do coração humano) não era usufruído por nenhum homem exceto aqueles que foram ungidos por Deus para cumprirem uma missão específica, agora porém a promessa se estende a todo e qualquer Judeu indo ainda mais além, pois se estende a todo homem na face da terra.

É o que nos relata em   (Hebreus 8, 8)


A Nova e Eterna Aliança.

31… Firmarei nova aliança com a casa de Israel.

32 – Será diferente da que concluí com seus pais no dia em que pela mão os tomei para tirá-los do Egito, aliança que violaram embora eu fosse o esposo deles. 33 – Eis a aliança que, então, farei com a casa de Israel – oráculo do Senhor: Incutir-lhe-ei a minha lei; gravá-la-ei em seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o meu povo. 34 – Então, ninguém terá encargo de instruir seu próximo ou irmão, dizendo: Aprende a conhecer o Senhor, porque todos me conhecerão, grandes e pequenos – oráculo do Senhor -, pois a todos perdoarei as faltas, sem guardar nenhuma lembrança de seus pecados.

(Jer. 31, 31-34) – Hebreus Cap. 6, 12


Imprimir as leis no espírito.

Gravar as leis no coração. (II Cor. 3,5)

Desta forma todos conhecerão o verdadeiro Deus.

Perdoar todos os pecados passados.

O profeta faz uma comparação com a antiga aliança que é baseada em leis gravadas em tabuas de pedra, sem vida e que também ninguém tinha acesso direto, porque não podiam entrar na parte mais santa do santuário (Hb 9,7) e também poucos sabiam ler, assim ficavam totalmente dependentes dos escribas e fariseus que ensinavam a lei para os outros à sua maneira, mas como diz o próprio Jesus, nem de perto observavam a lei, só quando estavam em publico. (Mt 23, 1-5 ).

Por isso Deus fala que irá gravar e imprimir suas leis nos corações, (de todos) pois assim ninguém terá a desculpa de dizer que foi enganado por outro e não conhecia a verdade. (todos me conhecerão). (o paráclito vos guiará a toda a verdade).

(São João, 16:13) – Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.

PRÓXIMO ENSINO FALARÁ SOBRE A PROMESSA DO PAI RELEMBRADA POR JESUS NO NOVO TESTAMENTO.


Coração de pedra 2 Coração de pedra 3
Coração de Carne 1 Coração de Carne 2

 Dar-lhes ei um coração de carne.


(Ez 11, 19-20)

Eu lhes darei um só coração e os animarei com um espírito novo: extrairei do seu corpo o coração de pedra, para substituí-lo por um coração de carne, 20 – a fim de que observem as minhas leis, guardem e pratiquem os meus mandamentos, sejam o meu povo e eu o seu Deus.


Tirar do peito o coração de pedra e;

Dar um Coração de carne.

coracaomed[1]

Guardem e pratiquem os meus mandamentos.

– Deus demonstra que a sua lei não é sem vida, fria e sem amor como uma pedra.   Diz com isso que Ele quer mais amor do seu povo que vivia se destruindo e usando a lei para justificar seus crimes.

– Um coração de pedra é um homem sem AMOR e não foi assim que Deus nos criou, pois Ele é um DEUS DE AMOR e não um Deus de vingança.


Dentro de Vós meterei meu Espírito. (Ez 36, 22-28)

22 – Por isso, declara à casa de Israel o que segue: eis o que diz o Senhor Javé: não é por vós que faço isto, ó israelitas, mas por honra do meu santo nome, 23 – Quero manifestar a santidade do meu augusto nome que aviltastes, profanando-o entre as nações pagãs, a fim de que conheçam que eu sou o Senhor – oráculo do Senhor Javé -, quando sob seus olhares eu houver manifestado a minha santidade por meu proceder em relação a vós. 24 – Eu vos retirarei do meio das nações, eu vos reunirei de todos os lugares, e vos conduzirei ao vosso solo. 25 – Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações. 26 – Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. 27 – Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos


Derramarei sobre vós águas puras como purificação e perdão dos pecados.

– Dar-vos-ei um coração novo.

– Um coração capaz de Amar e Perdoar como o Pai perdoa, comparando com a parábola do filho pródigo podemos ver que aquele povo não tinha o costume de perdoar as outras pessoas como também nós temos a mesma dificuldade.

– Porei em vos um espírito novo, Dentro de vós meterei meu Espírito. Isto é uma nova maneira de ser e de viver, uma nova maneira de ver as coisas de Deus. A principal novidade de tudo isso é que Deus fala em colocar o Seu Espírito dentro do coração do homem, até aquele momento somente alguns Reis, Sacerdotes e Profetas escolhidos por Deus tinham experimentado esta maravilha.

Quando lemos a frase escrita (METEREI MEU ESPÍRITO), muitas vezes os nossos olhos saltam e não percebem o significado destas três palavras unidas, ou talvez não conseguimos captar em nossa mente e nossa limitada inteligência o que Deus quer dizer com esta frase. Enfim a presença de Deus através do Espírito Santo (com todo o seu poder e sua natureza divina contagiando o nosso ser e nos tornando semelhantes ao (PAI COMO DEVERIA TER SIDO DESDE O PRINCIPIO).

Observações: – É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (Ef 3, 14-20 ). Porque é ele a nossa paz, ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava, (I Coríntios 2,9)

Mas a verdade é que só compreenderemos quando tivermos uma experiência pessoal com Jesus. Quando o Espírito Santo se manifestar em nós (Mt 3,11), isto é quando cada um de nós experimentarmos esta promessa em nossas vidas.

A intenção aqui é apenas trazer o conhecimento.


Deus continua falando sobre esta promessa no antigo testamento.


(Joel 3): – Derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo.

(Is 11, 9) – A terra se encherá do conhecimento do Senhor, Como as águas cobrem o mar.

(Is 40, 5)  – Todas as criaturas apreciarão a manifestação da glória do Senhor.

Deus declara que derramará seu Espírito em toda a terra e a comparação é semelhante ao DILUVIO que lavou todo o pecado com a água que cobriu toda a terra, como as águas cobrem o mar, ou seja, tudo que está debaixo no mar está totalmente impregnado por fora e por dentro de água.

Filhos e filhas, Velhos e jovens, patrões e escravos.

Este derramamento se dará de tal forma que nenhuma pessoa será diferenciada ou desprezada, Deus não faz distinção de sexo, idade, raça, condição social, condição física, Grau de inteligência e até mesmo se está preso ou livre, pois o Espírito vem para nivelar todas as coisas, para curar, para libertar das cadeias, para encher de paz todos os corações, para santificar todas as almas.

Sinais e milagres acontecerão.

Da mesma forma que Deus fez grandes sinais para libertar o povo da escravidão do Egito, Ele fará muitos e maiores sinais para libertar os homens do pecado e da corrupção do mundo, principalmente nos dias antes da grande tribulação.

Ao se aproximar o grande e temível dia do Senhor.

Podemos dizer que este dia do Senhor está cada vez mais próximo, não sabemos quando e como será, mas podemos dizer que os sinais no mundo (Mt 24 ) cada dia apontam para a proximidade deste dia. E por isso também podemos testemunhar e experimentar que realmente este Espírito se derrama cada vez mais em toda a terra e em nossos corações.

Todo aquele que invocar o nome do Senhor será Salvo.

Obs. (Ao Preparar este ensino, me deparei na bíblia com vários versículos que colocam os filhos de Deus em cheque (à prova) ou seja, o povo não invocava o nome de Deus, haviam se afastado de tal forma que já não se lembravam mais que Deus os acudia na necessidade e também porque confiavam mais em si mesmos ou até mesmo em deuses pagãos.)

Invocar a Deus é pedir seu auxilio, seu socorro, nas horas em que precisamos, ou até mesmo nas horas que estamos bem, Maria em suas aparições diz justamente isto, é necessário rezar pelos pecadores do mundo (que não Rezam), para que sejam salvos, para que evitemos o pior para o mundo.

Estas promessas foram feitas lá no antigo testamento, muitos anos se passaram, mas aquele povo aguardava o cumprimento destas promessas.

(Até que seja derramado sobre eles o espírito do alto. – Is 32 15a).



Nova_aliança_lk DONS DO ESPÍRITO SANTO

A  Nova  Aliança

PPT

A Promessa da nova Aliança.ppt

Resumo em slaid. Criação Ir. Francisca.


Jesus veio cumprir a promessa do Pai Pentecostes_2015

 

 

12 Respostas

  1. […] Apesar de toda demostração do poder de Deus, de seus líderes escolhidos a situação de desobediência e desvios destes próprios líderes comprometeram a integridade da antiga aliança e foi neste ponto que Deus começa a preparar o seu povo para uma nova aliança que seria eterna e teria promessas muito superiores à primeira, mas este assunto já faz parte do próximo post “A PROMESSA DA NOVA E ETERNA ALIANÇA“. […]

    Curtir

  2. […] A PROMESSA DA NOVA ALIANÇA | Enchei-vos do Espírito Santo de … […]

    Curtir

  3. Sou evangélica amo de toda o meu coração ao Meu Senhor Jesus .Este estudo ė muito preciosa trazendo para nossa vida a luz do Meu Senhor Jesus .Que o Meu Senhor abençoe a sua vida e traga as revelações da palavra de Deus através do Espírito Santa que habita em todos que buscam ao Senhor e O invoca.Amém.!!!

    Curtir

  4. […] comemoração do dia de PENTECOSTES na Igreja Católica, o dia que Deus escolheu para cumprir as suas promessas feitas através de seus profetas no antigo testamento, sim dizemos que Deus CUMPRIU e não que ainda CUMPRIRÁ a sua promessa.   É um fato histórico e […]

    Curtir

  5. […] A Antiga Aliança… em A PROMESSA DA NOVA ALIANÇ… […]

    Curtir

  6. […] a promessa da nova aliança para finalizar: (Jeremias 31, […]

    Curtir

  7. […] Ferreira em Veja x Fabio de Melo.Maria de Fátima em Fabio de Melo no Jô Soare…A PROMESSA DA NOVA A… em Orações ao Espírito Santo…PENTECOSTES. «… em Pentecostes a Festa do […]

    Curtir

  8. Inspirada pelo Espírito Santo esta mensagem. A nova e eterna Aliança é “Emanuel”, Deus conosco!
    Pelo seu Espírito em nós.
    No entanto amados de Jesus Cristo, tenho a dizer que a profecia de Joel não “está para se cumprir” como no futuro. Pois ela já se cumpriu desde o Pentecostes na época dos Apóstolos, como diz Pedro (Atos dos Apóstolos 2:16-17).
    Este “Últimos dias” é o Sétimo dia espiritual. O último da Criação descrita em Gênesis. Porém este dia é do Descanso Do Senhor (Hb 4), dia da sua Plenitude. Este dia é o dia do Filho do Homem, de Cristo, na dimensão do Espírito Santo. E, enquanto e Espírito Santo não for retirado, este dia-“dimensão” estará aberto a nós, pela possibilidade do Espírito SSanto em nossos corações por meio da nossa entrega a JEsus Cristo…

    Curtir

  9. […] Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito […]

    Curtir

  10. […] Santo, Gloria e Martírio de Santa Joana d’Arc – Qual deveria ser O Melhor Presente? Carta a Nicodemos – A PROMESSA DA NOVA ALIANÇA- Mulher Atingida Por Um Raio conta seu Testemunho – Um Milagre Eucarístico que ficou oculto 12 […]

    Curtir

  11. […] A PROMESSA DA NOVA ALIANÇA – Tirar-vos-ei do Peito o coração de pedra e em vós colocarei um coração de Carne, Capaz de Amar como eu vos amo.[…]

    Curtir

  12. […] cultiva a oração pessoal, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito e uma participação mais fecunda na Igreja. […]

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.