São Pedro.


Solenidade_sao_Pedro_e_sao_Paulo


Discípulo de Jesus nascido em Betsaida, Galileia, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos, é tido como fundador da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa.

As principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio apóstolo. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a família da mulher (Lc 4,38-39).


https://i0.wp.com/www.leninimports.com/st_peter_2.jpg


Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de João Batista. No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo. Jesus, além de mudar-lhe o nome, o escolheu como chefe da cristandade aqui na terra: “E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus” (Mt. 16: 18-19).

Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. Teve, também, seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar. Após a Ascensão, presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades.

Fundou as linhas apostólicas de Antióquia e Síria, as mais antigas sucessões do Cristianismo, precedendo as de Roma em vários anos, que sobrevivem em várias ortodoxias Sírias. Encontrou-se com São Paulo, ou Paulo de Tarso, em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro, foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu à comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana e, por isso, segundo a tradição, foi executado por ordem do imperador, no mesmo ano de Paulo e pelo mesmo motivo, mas em ocasiões diferentes.


Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo. Seu túmulo se encontra sob a catedral de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores. É festejado no dia 29 de junho, um dia de importantes manifestações folclóricas, principalmente no Nordeste brasileiro.


Sculptures from St. Peter's


ORAÇÃO A SÃO PEDRO


Ó glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos,
a quem o Senhor Jesus escolheu para ser o fundamento
de sua Igreja, entregou as chaves do Reino dos Céus
e constituiu pastor universal de todos os fiéis,
queremos ser sempre vossos súditos e filhos.

Confiantes na Palavra do Senhor que vos disse:
“Tudo que ligares na terra será ligado nos céus”
e no encargo que vos deu de confirmar os irmãos na fé,
concedei-nos a graça de, diante da diversidade
das opiniões dos homens, saber como vós professar
com firmeza nossa fé em Cristo, filho de Deus,
e permanecer naquele amor a Jesus, que por três vezes
proclamastes após a ressurreição.

Dai-nos que, fiéis aos ensinamentos do evangelho,
permaneçamos unidos no rebanho do Senhor,
confiado à vossa guarda, e no amor do Santo Pai,
vosso legítimo sucessor, a fim de que,
após o tempo desta vida, possamos nos unir
para sempre triunfante no céu.

Amém



ORAÇÃO DAS 3 CHAVES DE SÃO PEDRO

São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, Vosso nome era Simão, que Jesus Cristo mudou para Pedro, a fim de serdes a pedra sobre a qual o Senhor iria construir o templo da Fé.

Mudando Vosso nome, o Senhor vos entregou as três chaves do segredos e dos poderes, no céu e na terra, dizendo-vos:

O que desligares da terra, será desligado nos Céus.

São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a primeira chave é de ferro abre e fecha as portas da existência terena.

A segunda chave é de prata, abre e fecha as portas da sabedoria.

A terceira chave é de ouro abre e fecha as portas
da vida eterna.

Com a primeira, abris a entrada para a felicidade na terra;

com a segunda, abris a entrada para o pórtico da ciência espiritual; com a terceira, abris o Paraíso.

Fechai, glorioso Apóstolo mártir, para mim, os caminhos do mal e abri os do bem.  Desligai-me na terra para que eu esteja desligado nos Céus.

Com a vossa chave de ferro, abri as portas que se fecharem diante de mim.

Com a vossa chave de prata, iluminai meu espírito, para que eu veja o bem e me afaste do mal.

Com a vossa chave de ouro, descerrei as entradas da corte celestial, quando o Senhor for servido chamar-me.

O que desligares na terra será desligado nos Céus, o que ligares na terra será ligado nos Céus.

Glorioso São Pedro, vós que sabeis de todos os segredos dos Céus e da Terra, ouvi meu apelo
e atendei a prece que vos dirijo.

Assim Seja!


Sculptures from St. Peter's


Oração a são Pedro  (para obter uma graça)


“Oh, são Pedro, pedra viva da igreja fundada por Jesus Cristo, vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de homens e mulheres. Vós que dissestes: ‘Senhor, a quem iremos? Pois só Tu tens palavras de vida eterna’, vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto a Deus, dando-me coragem para seguir vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a boa nova na família, na comunidade, no trabalho e em toda parte. Oh, São Pedro, vós que fizestes a mais bela declaração de amor: ‘Senhor, Tu sabes que eu Te amo’, ensinai-me, hoje, o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz e alcance a graça que Vos peço.

(Faça agora seu pedido.)

Amém.”




FRANCISCO E CLARA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

15 Respostas

  1. Boa tarde,
    Gostaria de saber se é possível informar-me quanto à origem da oração das 3 chaves…qual a sua origem, qual a referencia mais antiga…
    O meu muito obrigado.

    Curtir

    • Olá Paulo

      Não tenho como lhe dar esta resposta, pois os textos na internet apenas repetem a oração e não colocam sua origem, na verdade são textos antigos que são copiados de livro em livro e assim confundem a sua origem a menos que a Igreja forneça este detalhe, o que não está informado, mas creio que uma oração assim tão divulgada será difícil encontrar uma data precisa e específica de sua primeira divulgação.

      Paz de Cristo

      Sizenando

      Curtir

  2. Nossa só Deus sabe como estou precisando de orações,vou fazer as orações ,pois sem Deus não somos nada, e quero tambem rezar as orações de São Pedro.

    Curtir

  3. Sobre a oraçao de São Pedro para proteger o corpo, você colocou fonte: Monica Buonfiglio. Essa pessoa é esotérica. Me desculpe meu irmão em cristo, mas sou 100% católica.

    Curtir

    • Obrigado pela informação

      Confirmei sua informação e removi a parte que provinha desta fonte.

      Paz de Cristo

      Curtir

      • E daí que é esotérica? O importante é a boa informação e os esotéricos tem grande valor, e a fonte deve ser sempre citada para não estar somente se aproveitando de informação alheia. Isso além de falta de respeito é ignorância e preconceito, por isso esse mundo anda assim a passos de formigas..

        Curtir

      • A questão não é preconceito e sim ensinamento, pois devemos ensinar para o povo Brasileiro a falar Portugues para que nos comuniquemos bem por aqui, no caso em questão para nosso blog não adianta escrever os post’s em inglés porque nossos leitores são brasileiros e assim também não adianta eu colocar aqui textos de pessoas de outras religiões, pois pretendemos atingir os leitores Católicos com ensinamentos da nossa tradição Católica.

        Portanto, não é uma questão de preconceito e sim de projeto de ensino.

        No Mais o texto a que se refere este comentário nem esta mais neste post.

        Paz de Cristo

        Curtir

  4. eu quero tdo dia rezar essa prese para eu alcança agraça do meu emprego

    Curtir

  5. Todas as noites rogo a proteção de São Pedro. Gosto muito das suas orações, principalmente, a Oração das 3 Chaves.

    Curtir

  6. Que oracoes iluminadoras. Parabens!

    Curtir

  7. Tu és Pedro, a tradição na minha familia desde q era criança sempre foi São Pedro, e minha mãe nasceu no dia dele. Viva, viva vos dou São Pedro

    Curtir

  8. OBRIGADA SÃO PEDRO!POR TUDO QUE FAZES POR MIM E PELO MUNDO INTEIRO MUITO OBRIGADA MESMO! FELICIDADE POR SEU DIA.E QUE TODOS TENHA A SUA PROTEÇÃO NA TERRA OU NO CÉU.QUE ASSIM SEJA. AMEM

    Curtir

  9. Feliz Dia de Sao Pedro a todos e que a gra;a do Senhor esteja com todos.Juliana Mesquita

    Curtir

  10. gostei muito desse capitulo, que falou sobre as passagens do ApostóloS.Pedro.
    eu sou um dos irmãos que gosto muito do evangelho biblico.

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.