Terceira Idade, Ser Idoso ou ser apenas um Velho ?


A vida pode ser uma História de longos anos, mas não deve ser a História de vidas que se foram com os anos passados, a História continuará na esperança de vida e de um amanhã muito melhor.


Esta deve ser a história da sua Vida.


Responda :  O Que você vê nas fotos abaixo ?


Uma Velha     ou uma

Moça   Jovem


Esta imagem esta publicada em uma pagina da USP,

http://www.ccs.usp.br/espacoaberto/fevereiro99/velha_moca.jpg

A imagem acima é acompanhada de uma pergunta, “O que você está vendo nesta Imagem ?”, se você não for induzido a nenhuma resposta, poderemos ter três respostas diferentes, que dependem da percepção psicológica de cada pessoa em particular e não da imagem que será o que é em qualquer das situações de resposta.

Porém você me perguntaria, Porque eu estaria lhe apresentando uma situação dúbia ou duvidosa de tríplice sentido, é simplesmente para apresentar melhor o texto que também se encontra em outra pagina da “USP” em homenagem à Terceira Idade. A imagem acima gera controvérsia quando se diz que é a imagem de uma Jovem e bela Moça de costas olhando altivamente o horizonte à sua frente, porém, seria correta a afirmativa, que se trata da imagem de uma Velha triste olhando para baixo com um leve ar de pessimismo.

Como poderíamos dizer duas coisas diferentes e opostas se referindo à uma mesma imagem e ao mesmo tempo afirmarmos que todas as duas seriam verdadeiras.

Este é o objetivo para analisarmos uma situação que acontece em nosso dia a dia, quando vemos uma pessoa Idosa e a identificamos como um(a) simples “Velho(a)”. Texto muito bom que nos mostra um modo cristão de acolher os nossos Idosos e uma maneira de um idoso ver a si mesmo num espelho interior e não encontrar apenas um velho refletindo neste espelho.



Foto de Sebastião Salgado, http://www.techway.com.br

http://pedalero.blogspot.com/2004_04_25_archive.html

USP – ( Jocardo )


IDOSA é a pessoa que tem muita Idade;

Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade.

A idade causa degeneração das células;

A velhice causa degeneração do espírito.

Por isso, nem todo idoso é velho e há velho que nem chegou a ser idoso.

O mesmo ocorre com as coisas: há coisas que são idosas (antigas) e há coisas que são velhas. Um vaso da dinastia Ming (1368-1644) pode ser uma antigüidade, uma relíquia que não tem preço; um outro de apenas 50 anos ou menos, pode ser um vaso velho a ser relegado a um depósito.

Você é idoso quando pergunta se vale a pena;

Você é velho, quando sem pensar responde que não.

Você é idoso quando sonha;

Você é velho quando apenas dorme.

Você é idoso quando ainda aprende;

Você é velho quando já nem ensina.



Você é idoso quando pratica esportes ou de alguma forma se exercita;

Você é velho quando apenas descansa.

Você é idoso quando ainda sente AMOR;

Você é velho quando só sente ciúmes e possessividade.

Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida;

Você é velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada;

Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs;

Você é velho quando seu calendário só tem ontens.

Idosa é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência; ela é uma porta entre o passado e o futuro e é no presente que os dois se encontram.

O velho é aquele que tem carregado o peso dos anos; que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite o pessimismo e a desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, pois lá existe um fosso que o separa do presente, pelo apego ao passado.

O idoso se renova a cada dia que começa,

O velho se acaba a cada noite que termina,

Pois enquanto o idoso tem seus olhos postos no horizonte, de onde o sol desponta e a esperança se ilumina, o velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram.

O idoso tem planos, o velho tem saudades.

O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos;

O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.

O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e preenche de esperança. Para ele o tempo passa rápido e a velhice nunca chega.

O velho cochila no vazio de sua vidinha e suas horas se arrastam, destituídas de sentido.

As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso; as rugas do velho são feias, porque foram vincadas pela amargura.

Em suma, o idoso e o velho são duas pessoas que até podem ter, no cartório, a mesma idade cronológica, mas o que têm são idade diferentes no coração.


Jorge José de Jesus Ricardo (Jocardo)



Dia do Idoso, 1º de Outubro


O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades, era comemorado no dia 27 de Setembro, mas após a promulgação do estatuto do Idoso passou a ser comemorado no dia 1º de Outubro.

http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/historia/idoso.htm



28 Respostas

  1. Tenho 74 anos, amo viajar , faço exercícios físicos, amo festas, shopping, tenho muito amigos e me sinto muito amada, pelo esposo, filhos, netas e todos da família, que por sinal é bem grande. Sou feliz nunca me senti velha.

    Curtir

  2. […] Terceira Idade, Ser Idoso ou ser apenas um Velho ? […]

    Curtir

  3. Então eu sou idosa pois tenho 71 anos me sinto como se estivesse 50 faço voleibol da melhor idade faço ginástica amo viajar o mar conhecer pessoas tenho muitos amigos de todas aa idades gosto muito de dançar e danço bastante tenho um namorado com 56 anos sou feliz amo viver

    Curtir

  4. A matéria é importantíssima pois nos faz refletir , principalmente, para os mais desavisados que não compreende as experiências destas pessoas. Abramos a nossa mente possibilitando que as posturas distorcidas sejam corrigidas e, que promovendo a qualidade de vida no contato e no relacionamento amoroso.

    Curtir

  5. Ótima materia.
    Gostei muito das comparações.
    Mas para que não aconteça é necessário não deixar que o corpo imponha sua vontade, quem sempre tem que estar à frente das decisões é o cérebro.
    É ele quem tem tomar as iniciativas e não o corpo.

    Curtir

    • Olá Luiz

      Você em razão, mas o exemplo deste post nos mostra claramente que é o célebro humano que está sendo enanado, por isso as decisões não podem ser tomadas no calor da visualização e sim analizadas com clarea e sobre vários ãngulos como é mostrado em outro post semeljante a este.

      Presentepravocê

      Curtir

  6. […] Terceira Idade, Ser Idoso ou ser apenas um Velho ? […]

    Curtir

  7. Com certeza muito verdadeiro o que esta escrito acima . ajuda bastante , mas perder o companheiro nesta idade e muito triste , porque quer queiramos ou nao e o fim de nossa existência marcada por tantos acontecimentos , e se ver sozinho nos da uma imensa tristeza. Desculpe o desabafo e que estou passando por este período
    Rita T. Tonolli.

    Curtir

  8. Obrigado
    Gostei muito levanta o astral.
    Deus T Abençoe

    Curtir

  9. Para quem tem mais de 65 anos

    Ivone Boechat (autora)

    1 – Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

    2 – Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado… Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

    3 – Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos… Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

    4 – Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

    5 – Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

    6 – Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

    7 – Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

    8 – Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

    9 – Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho… prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

    10 – A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando); falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

    11 – Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinho.

    12 – Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer. Trabalhar traz muitas vantagens para a saúde mental, além do dinheiro extra para gastar, também com você.

    13 – Cuidado com a nostalgia e o otimismo. Pessoas amargas e tristes são chatíssimas, as alegres demais, também. Elogie os amigos, não fique exigindo explicações de tudo. Amigo é amigo.

    14 – Leia. Ainda há tempo para gostar de aprender. A maturidade pode lhe trazer sabedoria. Coloque-se no grupo sempre pronto para aprender. Não se apresente em lugar nenhum dizendo: sou muito experiente!

    15 – Não acredite nas pessoas que dizem que não tem nada demais o idoso usar roupas de jovens, cuidado. Vista-se bem, mas com discrição. Cuidado com a maquiagem, se for pesada, você vai ficar horrível.

    16 – Seja avó do seus netos, não a mãe nem a babá. Por isso nem pense em educá-los ou comprometer todo o seu tempo com as tarefas chatas de ir buscar na escola, levar a festinhas, natação, inglês, vôlei… Só nas emergências. Cuidado com aquela disponibilidade que torna os outros irresponsáveis.

    17 – Se alguém perguntar como vão seus netos, não precisa contar tuuuuuuuudo! Evite discorrer sobre a beleza rara e a inteligência excepcional deles. Cuidado com a idolatria de neto e o abandono dos filhos casados…

    18 – Não seja uma sogra chata. Nunca peça relatório de nada. Seu filho tem a família dele. Você agora é parente! Nunca, nunca, nunca mesmo, visite seus filhos sem que seja convidado. Se o filho ligar pra você, não diga: ah! lembrou finalmente da sua mãe? É melhor dizer: Deus o abençoe meu filho.

    19 – Cuidado em atender ao telefone: se a pessoa perguntar como você vai e você responder “estou levando a vida como Deus quer”; “a vida é dura”; “estou preparando a partida”; “estou vencendo a dureza”; você vai ver que as ligações dos amigos e dos parentes vão rarear, cada vez mais.

    20 – A maturidade é o auge da vida, porque você tem idade, juízo, experiência, tempo e capacidade para se relacionar melhor com as pessoas. Então delete do seu computador mental o vírus da inveja, do orgulho, da vaidade, promiscuidades, cobranças, coisas pequenas e frustrantes para tomar posse de tudo o que você sempre sonhou: a felicidade.

    Curtir

  10. […] Terceira Idade, Ser Idoso ou ser apenas um Velho ? […]

    Curtir

  11. […] Terceira Idade, Ser Idoso ou ser apenas um Velho ? […]

    Curtir

  12. Nunca e tarde para reconhecer o que somos tão importante na vida de cada idoso seja ele em nossa família ou na sociedade .futura cuidadora de idoso,leide.

    Curtir

  13. […] Terceira Idade, Ser Idoso ou ser apenas um Velho ? […]

    Curtir

  14. […] Terceira Idade, Ser Idoso ou ser apenas um Velho ? […]

    Curtir

  15. […] Terceira Idade, Ser Idoso ou ser apenas um Velho ? […]

    Curtir

  16. […] Terceira Idade, Ser Idoso ou ser apenas um Velho ? […]

    Curtir

  17. Muito interessante esse texto.Digno de ser lido por todos pois,na família, quem ñ tem alguém que necessite conhecer o significado de simplesmente ser um VELHO, ao invés de um IDOSO? além do que as figuras também nos dão e mostram bela mensagem.

    Curtir

  18. Gostei tanto desse texto que o lerei na minha festa de 70 anos, será dia 29 de maio. Ana Maria – RJ

    Curtir

  19. […] Terceira Idade, Ser Idoso ou ser apenas um Velho ? […]

    Curtir

  20. love the blog, thanks for sharing your thoughts

    Curtir

  21. Parabéns, Jorge, pelo seu POEMA
    Tenho 76 anose esforço-me por ser considerado idoso,mas há dias num encontro com colegas dos anos 60/70,senti prazer em ser velho..Soube.me bem olhar para cada um deles e ver pedaços da minha vida. Senti tantas saudades desses tempos..
    Sim, é bom termos futuro no nosso presnte, mas é muito reconfortante revivermos o passado no nosso dia a dia.Perante isto pergunto; SOU VELHO E/OU IDOSO ?. MUITO OBRIGADO POR ME PROPORCIONAR UM MOMENTO DELICIOSO DE LETURA. josé

    Curtir

  22. Prezados(as),

    Gostei muito desse texto que fala da diferença entre ser idoso ou ser apenas um velho?
    E gostaria de receber essa mensagem para trabalhar com os alunos do Curso de Serviço Social, na disciplina de Gerontologia.
    Grata

    Responder:

    Olá Jaylene

    Paz de Cristo

    Obrigado pelo comentário:

    Você poderia ter copiado diretamente da página a menssagem e baixado o power point, mas eu lhe enviarei.

    Paz de Cristo.

    Sizenando

    Curtir

    • Para quem tem mais de 65 anos

      Ivone Boechat (autora)

      1 – Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

      2 – Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado… Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

      3 – Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos… Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

      4 – Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

      5 – Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

      6 – Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

      7 – Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

      8 – Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

      9 – Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho… prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

      10 – A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando); falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

      11 – Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinho.

      12 – Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer. Trabalhar traz muitas vantagens para a saúde mental, além do dinheiro extra para gastar, também com você.

      13 – Cuidado com a nostalgia e o otimismo. Pessoas amargas e tristes são chatíssimas, as alegres demais, também. Elogie os amigos, não fique exigindo explicações de tudo. Amigo é amigo.

      14 – Leia. Ainda há tempo para gostar de aprender. A maturidade pode lhe trazer sabedoria. Coloque-se no grupo sempre pronto para aprender. Não se apresente em lugar nenhum dizendo: sou muito experiente!

      15 – Não acredite nas pessoas que dizem que não tem nada demais o idoso usar roupas de jovens, cuidado. Vista-se bem, mas com discrição. Cuidado com a maquiagem, se for pesada, você vai ficar horrível.

      16 – Seja avó do seus netos, não a mãe nem a babá. Por isso nem pense em educá-los ou comprometer todo o seu tempo com as tarefas chatas de ir buscar na escola, levar a festinhas, natação, inglês, vôlei… Só nas emergências. Cuidado com aquela disponibilidade que torna os outros irresponsáveis.

      17 – Se alguém perguntar como vão seus netos, não precisa contar tuuuuuuuudo! Evite discorrer sobre a beleza rara e a inteligência excepcional deles. Cuidado com a idolatria de neto e o abandono dos filhos casados…

      18 – Não seja uma sogra chata. Nunca peça relatório de nada. Seu filho tem a família dele. Você agora é parente! Nunca, nunca, nunca mesmo, visite seus filhos sem que seja convidado. Se o filho ligar pra você, não diga: ah! lembrou finalmente da sua mãe? É melhor dizer: Deus o abençoe meu filho.

      19 – Cuidado em atender ao telefone: se a pessoa perguntar como você vai e você responder “estou levando a vida como Deus quer”; “a vida é dura”; “estou preparando a partida”; “estou vencendo a dureza”; você vai ver que as ligações dos amigos e dos parentes vão rarear, cada vez mais.

      20 – A maturidade é o auge da vida, porque você tem idade, juízo, experiência, tempo e capacidade para se relacionar melhor com as pessoas. Então delete do seu computador mental o vírus da inveja, do orgulho, da vaidade, promiscuidades, cobranças, coisas pequenas e frustrantes para tomar posse de tudo o que você sempre sonhou: a felicidade.

      (Extraído de Educação-a força mágica)

      Curtir

  23. Graça e paz em Cristo Jesus
    Poderiam me mandar por e-mail este publicado?
    Preciso desta mensagem pois trabalho com pessoas da 3ª idade.
    No amor de Cristo
    Janete

    Resposta:

    Lhe enviei por e_mail

    Obrigado.

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.