Não se Ama Quem não se Conhece.




Não se diz “Meu Amor” a quem nunca se Viu, nem mesmo a quem você nunca ouviu Falar. Namorar é conhecer aquele(a) que se pretende amar para sempre, Pe. Zezinho, Pe. Alírio, Pe. Jonas Abib e outros quando escrevem sobre o Namoro Cristão Católico, nota-se que existe uma unanimidade entre eles na sua maneira de escrever sobre o assunto, aliás quando fundamentamos nossas palavras nos ensinamentos de Cristo e nos documentos da Santa Igreja Católica, realmente deveríamos nos conduzir sempre ao mesmo objetivo.

Procurei um bom texto para divulgar aqui neste dia 12 de junho e só encontrei textos promocionais bem resumidos sobre livros muito bons que estão à venda no Brasil, na verdade qualquer texto que aqui se divulgar, será muito pequeno se considerar-mos quanta coisa nossos jovens precisariam saber a respeito do namoro.

Com 18 anos de idade, comecei minha caminhada no grupo de jovens, muitas e muitas vezes repetimos este assunto em reuniões e encontros fechados, e posso lhes testemunhar hoje que, todos aqueles que colocaram em prática o que aprenderam, hoje permanecem casados e já ensinando seus filhos a trilhar os mesmos caminhos que um dia experimentaram.



Existem críticas ferozes com relação ao modo como a Igreja define e trata o relacionamento entre um homem e uma mulher, principalmente quando querem impôr métodos artificiais de controle da natalidade, substituindo a maneira natural do ser humano de se relacionar um com o outro. A Igreja sempre será favorável aos ensinamentos de Cristo que valorizam a pessoa humana como um todo “Corpo, Alma e Espírito”, um ser criado à imagem e semelhança Divina, sendo digna de todo respeito, independentemente de sua idadeConcepção“, sexo, raça, cor ou condição social.

Por isso aquilo que é natural como criação Divina, terá sempre a prioridade em relação ao artificial inventado pelo homem com objetivos meramente comerciais, sem informar aos consumidores que seus artifícios nem sempre são 100% seguros, e nem valorizam o verdadeiro relacionamento de um Amor permanente.

Portanto não somos máquinas, que se liga ou desliga, usa-se e se coloca de lado, somos pessoas humanas com coração e sentimentos que precisam ser observados com prioridade em relação ao que se pode vender ou comprar, somos todos iguais em direitos, deveres e dignidade humana.

Homem ou Mulher, ambos são semelhantes ao Pai e como Jesus nos declarou, quando nos unirmos em Matrimônio, nos tornaremos uma só carne, não serão mais duas pessoas, mas uma só pessoa em duas. Esta frase soa como um Mistério para nós, assim como a santíssima Trindade, “é indissolúvel“, por isso é tão importante buscarmos um relacionamento correto e sincero que respeite a pessoa do outro como a nós mesmos.

Afinal somos Jovens, alguns mais outros menos, mas ninguém pretende viver neste mundo sozinho para sempre, já foi comprovado que uma pessoa isolada acabará morrendo de solidão mesmo que vivas em Nova York cercada de um milhão de habitantes ou numa ilha paradisíaca desconhecida do Oceano Pacifico com tudo que você precisasse para sobreviver, naquele filme do Tom Hanks “O Naufrago”, ele acabou desenvolvendo um relacionamento fictício com um amigo imaginário prefigurado em uma simples bola de couro, relacionamento esse que lhe salvou da morte.

Sendo essa a nossa necessidade e o nosso objetivo, precisamos então conhecer alguém que seja aquele(a) que sonhamos para estar ao nosso lado para sempre. Esta não será uma tarefa fácil, uma frase muito conhecida diz “Não se Ama aquilo que não se conhece”, por isso é um erro quando muitos proclamam que estão apaixonados (as) por um retrato na parede, que irão se casar com aquele ser angelical que lhe escreveu um lindo e_mail no dia do seu aniversário ou aguardam a chegada do Príncipe Encantado e ou, a Cinderela dos sonhos encantados, porque neste mundo não há quem seja fiel e sincero de verdade!

Não vivemos um sonho, nem num mundo fictício, vivemos sim num mundo real, por isso precisamos manter nossos pés bem firmes no chão, sabendo que teremos uma só flecha para acertarmos num só tiro certeiro o coração daquele (a) que realmente amamos. O maior erro de hoje em dia é sair disparando flechadas para todos os lados. Não acerta o que quer e ainda acaba acertando o que não queria, depois de se casar com o Drácula ou o Lobisomem, será tarde demais para voltar atrás e ficar com o Batman, o Spiderman ou o Superman, cuidado com as máscaras, por baixo delas nem sempre existirá um super herói verdadeiro, mas uma pessoa simples, pecadora, carente, com erros e defeitos como qualquer um de nós, que precisará co seu carinho e compreensão.

Por isso existe este período de Namoro, onde podemos conhecer a outra pessoa, não apenas visualizando sua aparência física ou seus dotes sensuais, nem se aproveitando de sua conta bancária ou exibindo seu carango ultramoderno, mas descobrindo o seu verdadeiro “eu interior”, que se revela a partir de um dialogo franco e sincero sem máscaras ou segredos não revelados, sendo que este relacionamento tende a crescer no dia a dia a partir de um ponto de partida. É claro que ninguém irá se revelar inteiramente no primeiro dia e nem dizer a marca do seu creme dental preferido ou que tipo de absorvente compra na farmácia, se bem que, um bom marido saberá o que comprar para sua esposa numa emergência quando ela lhe pedir, “Meu Amor busque para mim na Farmácia, urgentemente um pacotinho daquele absor ….”, se não souber, precisará passar por uma reciclagem do curso de noivos. Conhecer também a Família e ter um mínimo de relacionamento com os (as) amigos (as) um do outro, para que sua escolha não seja frustrada por descobertas e revelações posteriores.



Este é o verdadeiro sentido do Namoro, mas o que se vê hoje em dia, nem pode ser caracterizado de namoro, esse tal de “Ficar aqui”, “Não Ficar Ali”, “ficar acolá” e desprezar depois, quando algo melhor aparecer, não ligar no dia seguinte ou dar um telefone falso, isso deixa muitas mágoas nos corações e uma frustração imensa que prejudicará a vivência do verdadeiro amor ou de um relacionamento mais duradouro.

Te amoPor isso muitas pessoas têm um grande sentido de perda e parece estar com um buraco no coração, que lindos presentes, nem flores ou poemas românticos conseguiriam preencher, e vemos lindos jovens morrendo por aí drogados, porque não conseguem achar um significado para suas vidas. Sendo este também um grave problema que nos aflige hoje, se livrar das drogas, não basta apenas dizer “não uso” ou “não quero”, precisamos também, evitar ambientes onde a vida não tem valor algum e você é um mero consumidor descartável, que compra música, pornografia, drogas, fumo, álcool e outras coisas semelhantes.

missa jmj 2005 alemanha

Um milhão de jovens reunidos com o Papa na Alemanha. JMJ 2005

A Juventude Brasileira não tem desculpas de não ter tido uma opção de seguir a Cristo enquanto era jovem, a Igreja hoje oferece diversas opções para a juventude, de se encontrar e relacionar em um ambiente sadio, e muitos bons livros que ensinam a verdade sobre o namoro e a sexualidade antes do Casamento. Pe. Zezinho, Pe. Alírio, Pe. Jonas Abib, Prof. Felipe Aquino e outros escrevem sobre o relacionamento afetivo entre os jovens de hoje. A cada dia que passa a Juventude se organiza mais, promovendo encontros, eventos, shows e congressos debatendo os mais diversos assuntos de interesse dos Jovens, neste mês de Junho haverá A XXIII Jornada Mundial da Juventude em Sydney na Austrália, isto é a Igreja valorizando o Jovem, porque sabe que eles serão os líderes de um mundo novo que surge no horizonte.

PHNNinguém te despreze por seres jovens. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade. (I Timóteo 4,12)

Prezados jovens Católicos, sejam vocês os alicerces da construção da “nova civilização do amor” (Paulo VI) e da concretização de uma vida feliz a partir da santidade e do respeito à pessoa do outro.

Não adianta tentarmos fugir da verdade de Cristo, porque somos uma criação Divina e necessitamos da presença Dele em nossas vidas, por isso a sexualidade liberada que o mundo ensina hoje, as drogas que geram uma alegria instantânea, porém, deixam o estigma da dor e uma ressaca angustiante e depressiva que sugam a vida do homem aos poucos, porque o mundo jamais suprirá as necessidades do homem espiritual.

Um pouco de controle e aceitação das verdades do evangelho, não prejudicarão a felicidade futura e nem a alegria plena de quem quer que seja. Ser Santo não é uma Utopia, é uma necessidade do Jovem no mundo de hoje, para se proteger e se preservar dos lobos vorazes que tentam usurpá-los. As doenças sexualmente transmissíveis causadas pela devassidão sexual daqueles que defendem a ausência de Deus em suas vidas, estão deixando os jovens acuados sem saber o que fazer, por outro lado nos revela que Jesus sempre esteve certo ao propor uma vida de castidade antes do casamento.

Não receberemos nada se ensinarmos a verdade sobre a castidade ao Jovem, quem ganha e será imensamente grato no futuro será você Jovem, que já casado e com uma linda família, poderá olhar para trás e agradecer ou se lamentar pelos ensinamentos que foram seguidos ou desprezados, isto eu posso dizer sem medo de errar, porque vivi esta fase em minha vida e hoje repasso estes mesmos ensinamentos aos meus próprios filhos, sem me lamentar de algum momento íntimo “mais íntimo que deveria” que eu evitei que acontecese em minha vida no passado, sabendo que foi um grande lucro para mim os pecados que não cometi e os riscos que não corri.

Você que agora lê este texto, espero sua compreensão, isto não é cafonice ou coisa ultrapassada, também pensavamos isso na nossa época, hoje as coisas estão mais liberadas e muito mais arriscadas, por isso você precisará se preservar muito mais do que nós nos preservamos, apesar dos amigos críticos e liberais, somente queremos o seu bem e a preservação de sua dignidade que é o bem mais precioso que alguém pode possuir.

Anillos de boda 2 piezas dimantes y oro 10kGostaria de expor mais detalhes sobre este assunto, mas aos poucos iremos completando as dúvidas em outros post’s futuros fazendo ligações com este, existem na verdade alguns textos relacionados ao tema, que já estão ligados com as palavras correspondentes ao assunto, é só clicar e ver as observações. Outros temas como: Família, Aborto, Casamento, Amor Eterno e algumas Mensagens de Amor Etc… é só clicar e entrar.


FRANCISCO E CLARA

FRANCISCO

FAMÍLIA

ABORTO

1



http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/dons-do-espirito.jpg http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/frutos-do-espirito.jpg //mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/pentecostes-ico.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

.

14 Respostas

  1. muito interessante

    Curtir

    • Eu tenho 12 anos , e estou gostando de um menino pela a primeira vez , eu acho que ainda sou muito nova para namorar , e nao sei nem como se namora , mais queria saber se ele fosse de outra religiao , teria problemas deu namorar com ele ?

      Curtir

      • Olá Mariana

        Meu Nome é Sizenando, sou casado a 25 anos e Pai de quatro filhos, sendo o mais velho de 23 anos, uma menina de 20 anos, outra de 18 anos a mais nova de 16 anos.

        Eu e minha esposa trabalhos com casais a exatamente 12 anos, isto seria exatamente a sua idade e até mesmo antes desta data já tínhamos a nossa opinião formada sobre este assunto, pode parecer caretice ou bobagem, mas na nossa época de namoro eu já tinha 20 anos de idade e tive minha primeira namorada apos os 18 devido a minha timidez com referência a este assunto, mas sempre tive muitos amigos e amigas também, aliás, mais amigas do que amigos.

        Como participávamos de grupos de jovens desde os 15 anos sempre tínhamos palestras referentes ao assunto namoro, pois nos grupos de jovens se formam muitos casais e nem sempre vivem um namoro de acordo com os planos de Deus, sendo assim é sempre necessário falar sobre este assunto para que não aconteça escândalos dentro dos grupos de jovens, afinal, se somos Cristãos devemos nos comportar dignamente e não como perdidos e depravados, caso contrário deveríamos estar em outro lugar e não dentro de um grupo de jovens na Igreja.

        Deus não quer e não pretende o nosso mal ou a nossa tristeza, muito pelo contrário, Ele quer nos preservar de muitas tristezas e decepções que geralmente acontecem com os casais e principalmente com os mais jovens e inocentes: como por exemplo uma criança de 12 anos nem sempre terá o discernimento de sua própria preservação e muitas vezes cede à um sentimento que lhe prejudicará tanto no presente como para o resto de sua vida, pois uma menina que engravidar aos 12 anos perderá anos de estudo, de formação, de aprendizado e não estará pronta para ser mãe e o ABORTO não pode ser uma opção pois maltrata muito mais a adolescente do que a criança que perderá a vida inocentemente, pois não há uma mãe que faça aborto que não caia em tristeza e em trauma no futuro por remorso de ter tirado a vida de seu próprio filho, sendo assim, a pessoa precisa em primeiro lugar se formar tanto na vida afetiva, espiritual, como acadêmica para que possa fazer suas escolhas com consciência e responsabilidade, coisa que uma criança de 12 anos não tem, pois depende completamente de seus Pais.

        Eu jamais aconselhei meus filhos a se aventurarem em um namoro nesta idade, mas também jamais os proibi e neste caso nenhum deles arrumou namorado ou namorada antes dos 15 anos, sendo que até retardaram demais esta atitude, mas isto não prejudica em nada a sua afetividade, pois continuam seus relacionamentos de amizade normalmente. hoje meu filho mais velho está com namorada, já tem seu carro, já se formou, já tem um bom emprego e já pode até se casar, minha outra filha de 20 anos está se formando agora, já passou em um concurso publico, tem um namorado que pensa em se casar em breve e se dão muito bem, melhor até que outro namorado anterior que namoraram por uns 4 anos, parecia tudo bem, mas ela não demonstrava a mesma felicidade que ela demonstra agora, sendo assim, não é a primeira paixão que realmente é a pessoa certa para nós, pois se casarmos com o primeiro que aparecer, pode ser uma escolha totalmente errada, pois o fato é que a primeira paixão sempre nos deixa cegos a respeito de coisas que são mais importantes para um futuro duradouro, pois a vida não é apenas um momento e sim muitos anos que se seguirão e a felicidade momentânea passará com certeza e a tristeza pode durar uma vida toda, por isso uma atitude tomada com mais seriedade e responsabilidade visa a felicidade futura e não apenas a do momento presente de alegria e prazer.

        Hoje é muito comum as crianças estarem de namorico nas escolas e as vezes cometem muitos erros, mas como poderíamos concordar que duas crianças de 12 anos se casem e formem uma Família? certamente formarão uma família deficitária que causarão mais problemas para os filhos e a sociedade, como por exemplo, Aborto, Infelicidade, crianças abandonadas e etc.

        É muito melhor mantermos um relacionamento de amizade porque 3 anos nesta fase passam rapidamente e se for o caso, uma amizade pode até se tornar um namoro sério e depois em casamento, mas raramente um namoro interrompido ou problemático poderá gerar uma boa família no futuro, a maturidade espiritual e da mente é muito importante, pois somente ela nos deixa tomar atitudes corretas que trarão a nossa felicidade para o resto de nossas vidas.

        Com tudo isso eu não estou lhe dizendo que não deves namorar e sim que seria preferível que não namorasse por enquanto, mas que com certeza se você decidir tomar esta atitude, deves tomar muitas precauções e a mais importante delas é não permitir que seu parceiro lhe convença a fazer sexo alegando que seria uma prova de amor ou outra desculpa qualquer, qualquer duvida, confie sempre em seus pais, pois nenhum Pai ou mãe quer a infelicidade de seus filhos e se eles proíbem e limitam suas ações é exatamente para preservar você de escolhas e atitudes erradas antes da hora, pois um erro cometido agora será um problema para sempre.

        Existem muitos fatores a serem considerados, um deles é o seguinte, todo homem quando chega na sua idade de formar uma família, ele não vai querer formar família com uma mulher que já teve muitos namorados e transou com todos eles, ele vai sempre buscar uma virgem, que de preferência tenha tido poucos namorados e seja fiel, coisa que as namoradeiras certamente aparentam não serem fiéis, se assim eles pensam na hora de se casarem, por que querem avançar o sinal antes do casamento?

        Se a mulher não estiver pronta para se preservar e resistir a todo custo, ela pode ceder antes da hora e prejudicar a si mesma, já o homem não perde praticamente nada com isso e portanto não tomará nenhuma atitude em se preservar, muito pelo contrário, tentará de todas as formas dobrar a sua parceira que assim fica inteiramente responsável por si mesma.

        Eu gostaria de lhe dizer mais, mas por enquanto é o suficiente, espero que tomes uma atitude consciente seja ela qual for, pelo menos eu lhe disse o que você precisava saber agora antes de mais nada, creio que com esta pequena partilha você saberá o risco que corre e que no escurinho do cinema você será a sua unica salvação, portanto, apenas pense o seguinte, não deixe que uma paixão de adolescência cegue sua visão e lhe provoque infelicidade para o resto de sua vida, mas faça tudo com os olhos bem abertos e tomando sua devidas prevenções para que não suceda algo indesejado, você pode até dizer que nada disso iria acontecer, ou que estaria eu exagerando, mas a verdade precisa ser dita por alguém, para que você saiba o que realmente é um namoro, que não se resume em apenas um beijinho doce e maravilhoso, mas vai se desdobrando em coisas mais intimas que podem trazer muita felicidade à uma mulher casada corretamente e muita infelicidade à uma jovem ainda despreparada e de pouca idade.

        Desejo-lhe muitas felicidades e que Deus esteja sempre com você.

        Sizenando

        Curtir

  2. […] Não se Ama Quem não … on Corpus Cristhi – Eu sou …Não se Ama Quem não … on (ADI) 3510 – Voto Antoló…Não se Ama Quem não … on […]

    Curtir

  3. […] Janeiro, Tricolor « Jesus é o mesmo ontem hoje e sempre, inconfudível e Imutável. Não se Ama Quem não se Conhece. […]

    Curtir

  4. Prezado Colega.
    era nesse ponto no qual estava querendo chegar. Obrigada.

    Curtir

  5. Eis a questão…. respeito totalmente a sua opinião e o seu argumento, entao podemos dizer que conhecemos o Espirito de Jesus. eis que quando conhecemos o interior de uma pessoa tanbém podemos sentir algo mais valioso, um sentimento maior. Nao é só na forma fisica que podemos amar as pessoas, no momento que uma pessoa nos aceita idependete da forma que seja. Já é uma forma de amor, e amor é umas das palavras de Deus. O amor é base de tudo idependete da forma que for.

    Curtir

    • Realmente:

      Até certo ponto você está correta.

      Falamos aqui em Amor entre duas pessoas, é fácil dizer em AMO a qualquer pessoa, independentemente de quem for, sabemos que estas palavras são lindas e maravilhosas, bom seria que fossem verdade, não estou falando de teoria ou mandamento, estou falando de algo real.

      Amar um irmão na comunidade é uma coisa, ele está lá e eu cá, ele com seus problemas e eu com os meus, de vez em quando nos comunicamos, nos falamos, as vezes apoiamos, ajudamos em alguma coisa, podemos acudí-lo se estiver doente, visitá-lo em sua casa e etc.

      Isto é Amor, é claro que é, mas estou falando aqui de amar a quem não se conhece, pra começo de conversa, quando não se conhece alguém, na verdade você nem sabe que este alguém existe, onde ele esteja, seu tamanho, cor, raça, sexo e etc.

      É impossível até mesmo fazer uma imagem fictícia de quem não se conhece.

      Por outro lado, se você se comunica com alguém que nunca viu ou ouviu antes, assim como eu por exemplo, mesmo que seja através de um e_mail, a partir deste momento você passa do processo de total desconhecimento a um processo de conhecimento, e já não sou uma pessoa fictícia ou desconhecida, porque Você já sabe o meu nome, já leu um texto meu, já sabe onde eu moro e assim por diante.

      Já não sou mais um completo desconhecido para você e asim você pode até declarar se gostou ou nõa de mim.

      Ontem alguém me disse que conversando com alguém pela internet, este alguém citou o meu nome e disse que eu era uma boa pessoa, e agora, eu nem sei quem é esta pessoa, mas pelo fato dela ter dito que eu sou uma boa pessoa para alguém, até já me simpatizei com ela e desejo saber quem foi e porque foi que ela me recomendou.

      Nós que trabalhamos com casais e acompanhamos grupos de noivos, percebemos algo muito grave, pessoas chegam nos cursos de noivos completamente desconhecendo seus parceiros, não sabem onde moram, não conhecem seus pais, nubca tiveram um momento com a família do outro, não conhecem intimidades da outra pessoa, não conhecem nem uma parte da história da outra pessoa e etc.

      Depois os casamentos se desfazem e vem a famosa desculpa, aH não deu certo ‘ELA NÃO É A PESSOA QUE EU PENSEI QUE FOSSE”, na verdade ela é a mesma pessoa, você é que não a conhecia e achava que amava alguém que só existia na sua cabeça.

      Aí vem a frase de novo fazendo o maior sentido e claramente correta.

      “NÃO SE AMA QUEM NAO SE CONHECE”
      que se complementa com
      “ELA NÃO É A PESSOA QUE EU PENSEI QUE FOSSE”,

      Se os noivos entendessem estas duas frases, certamente existiriam menos casamentos e muito menos divórcios.

      Enfim:

      “PRECISAMOS CONHECER AS OUTRAS PESSOAS, ANSTES DE DECLARAR AMOR INCONDICIONAL A ELAS, OU ENTÃO DEPOIS IREMOS OUVIR UMA FRASE DE REPARAÇÃO, QUE NÃO REPARARÁ O PREJUISO POR COMPLETO E EM MUITOS CASOS SE TORNAM DECEPÇÃO PARA O RESTO DA VIDA.”

      “CONFIAR É MUITO BOM, MAS CONHECER É MELHOR AINDA”
      “AFINAL, VOCÊ CONFIA MUITO MAIS EM QUEM VOCÊ CONHECE, Você pode até pedir um favor a quem você nunca viu, mas ao pedir o favor, você já leva em concideração que ele poderá não lhe atender, porque não lhe conhece, mas quando pede um favor a um amigo, já leva em consideração que existe 99% de chance dele lhe atender imediatamente, porque este é seu amigo e lhe conhece profundamente.”

      A Paz de Jesus.

      Curtir

  6. Não se ama quem não se conhece? as coisas mais belas da vida sao aquelas que não conhecemos ou nao podemos tocá-las, como o Céu as estrelas o ar e o NOSSO PROPRIO DEUS. Nao o conhecemos fisicamente mais sabemos que ele existe e tem um amor tao grande que nos pensar, em querer ficar ao seu lado o tempo todo, como foi mensionado no texto não devemos amar bens materias e sim a essencial da pessoa, nessa mesma forma vem a pergunta? Então como se não ama quem não se conhece ? eu amo DEUS nunca o vi mais sinto sua presença e eu a AMO de todo meu coração.

    A resposta é Simples Juliana, ela já foi dirigida a um dos discípulos, quando Jesus disse:

    O Mundo não me conheceu, mas vós me tendes conhecido, porque meu Pai me revelou a vós e o espírito santo continuará revelando o verdadeiro Deus em nossos corações, desde que o aceitemos em nossas vidas, pois quem conhece as maravilhas de Deus, pois Deus nó-las revelou pelo Espírito que habita em nós. (I Cor. 2, 10)

    Paz de Cristo.

    Curtir

  7. […] Não se Ama Quem não se Conhece. « O Espírito Repousará Sobre Ti…, em Junho 4th, 2009 às 8:48 pm Diz: […]

    Curtir

  8. […] NAMORADO … Amor verdadeiro é o que importa […]

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.