(ADI) 3510 – Voto Antológico, Mata-se para se viver com dignidade!



aborto5[1]



“O direito de viver com dignidade é o exercício concreto de um direito básico e inalienável, de que ninguém pode ser privado”.



CNBB – SOBRE CELULAS
TRONCO E A DECISÃO
FINAL DO STF


Quarta-feira, 05 de Março de 2008

Ministro Celso de Mello comenta voto do relator na ADI sobre a Lei de Biossegurança

Logo após o final do voto do ministro Carlos Ayres Britto, pela improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3510, o ministro Celso de Mello pediu a palavra para fazer um registro sobre a importância do julgamento em curso no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

O decano da Corte elogiou o voto do relator porque, no seu entender, ao considerar constitucionais as pesquisas com células-tronco embrionárias, o voto do ministro Ayres Britto permite, para milhões de brasileiros que sofrem, “o exercício concreto de um direito básico e inalienável, de que ninguém pode ser privado – o direito de viver com dignidade”. Ressaltou, ainda, que o voto antológico do ministro-relator será sempre lembrado até mesmo pelas gerações futuras.

V O T O

A Senhora Ministra Ellen Gracie

(Presidente)

Senhores Ministros, é indiscutível o fato de que a propositura da presente ação direta de inconstitucionalidade, pela delicadeza do tema nela trazido, gerou, como há muito não se via, um leque sui generis de expectativas quanto à provável atuação deste Supremo Tribunal Federal no caso ora posto.

Equivocam-se aqueles que enxergaram nesta Corte a figura de um árbitro responsável por proclamar a vitória incontestável dessa ou daquela corrente científica, filosófica, Supremo Tribunal Federal ADI 3.510 / DF


2 – religiosa, moral ou ética sobre todas as demais. Essa seria, certamente, uma tarefa digna de Sísifo.

Conforme visto, ficou sobejamente demonstrada a existência, nas diferentes áreas do saber, de numerosos entendimentos, tão respeitáveis quanto antagônicos, no que se refere à especificação do momento exato do surgimento da pessoa humana.

Buscaram-se neste Tribunal, a meu ver, respostas que nem mesmo os constituintes originário e reformador propuseram se a dar. Não há, por certo, uma definição constitucional do momento inicial da vida humana e não é papel desta Suprema Corte estabelecer conceitos que já não estejam explícita ou implicitamente plasmados na Constituição Federal. Não somos uma Academia de Ciências.

A introdução no ordenamento jurídico pátrio de qualquer dos vários marcos propostos pela Ciência deverá ser um exclusivo exercício de opção legislativa, passível, obviamente, de controle quanto a sua conformidade com a Carta de 1988.

Veja o texto completo no STF. Supremo Tribunal Federal

“O direito de viver com dignidade é o exercício concreto de um direito básico e inalienável, de que ninguém pode ser privado”.


Esta é a frase antológica que nos mostra logo apos o termo a abertura da “AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 3510 – 0 DISTRITO FEDERAL” Que nenhum dos Srs. Ministros ou Deputados saberiam dizer com certeza qual o momento exato que se inicia a VIDA HUMANA.

Como poderiam eles então julgar um processo que condenaria indubitavelmente milhares de criancinhas à uma MORTE CERTA para promover pesquisas que provavelmente no futuro traria algum bem à humanidade, salvando algumas pessoas milionárias que pudessem pagar por um tratamento aproveitando os resultados de tais pesquisas embrionárias, uma vez que todos nós sabemos que milhões de pessoas continuam morrendo todos os dias na porta dos hospitais por falta de atendimento Médico, por falta de uma vacina ou simplesmente por falta de uma simples GOTA de DIPIRONA, mesmo que fosse a piratinha chinesa, porque não têm o dinheiro para pagar por um tratamento particular digno.

É realmente antológico e antagônico todo esse processo que ocorre hoje nesta sociedade, pois o que está em julgamento não é o valor da VIDA HUMANA e sim a defesa ao direito dos Milionários donos de Laboratórios Farmaceuticos continuarem ganhando o seu pão de cada dia.

Todos tem o direito à Vida, inclusive os grandes Laboratórios, mas não podemos nos esquecer de que não adianta salvar uma só vida enquanto se tira milhares de outras.

Isto é uma inversão de valores, Porque Nosso Senhor Jesus fez um único sacrifício em benefício de toda a Humanidade.

Isto equivale a dizer que:

Se Eu tenho dinheiro e posso pagar, tenho o direito de comprar a vida de outra pessoa mesmo que ele não queira me vender. Dizem que é crime comprar um rim de uma pessoa viva, porque não seria crime comprar a vida inteira de um Embrião?

Este é um pecado contra o Mandamento:

Não cobiçarás as coisas alheias. A minha vida é minha, e ninguém tem o direito de tirá-la quando quiser, porque eu teria o direito de tirar a vida de alguém ?

Só porque ele ainda não sabe falar ? Dizendo Não!

Se Eu e você estamos vivos hoje, é porque alguém disse NÃO por nós quando eramos apenas uma célula no ventre de nossa Mãe e Ela não foi Capaz de tomar a pilula do dia seguinte eliminando a nossa chance de dizer NÂO, agora em favor de outras vidas indefesas.

Mais uma vez nos defendemos com as próprias palavras daquele que nos condena!

“O direito de viver com dignidade é o exercício concreto de um direito básico e inalienável, de que ninguém pode ser privado”.




18 Respostas

  1. ola meu pai quero te agradecer por todos os dias da minha vida por ter me concebido a vida obrigado por suas bençoes em minha vida obrigado por me salvar todfos os dias dos abismo deus tu es tudo em minha vida sem cv nao sou ninguem pai arranca agora todo o meu e o trama do passado me libertando e futuramente me dando a salvaçao da minha almo te amo hoje e sempre amem.

    Curtir

  2. gostei muito deste presente de deus!!!!

    ++

    MUITO OBRIGADO !

    Curtir

  3. pai querido,pai amado como e maravilhoso tudo que o sr:nos deu de graça e muitos nao se dam conta,nossa visao por exemplo! temos no dia a dia todo mundo esta se preocupando no ter ter,mas nao para um minuto se quer para agradecer,a riqueza que tem junto a si e nao se conta.pare e pense muito bem no que acabei de escrever fq com deus!!.

    Curtir

  4. […] Sobre Mim.adriana da paixão em Oração de São Miguel Arca…júlio cesar bera em (ADI) 3510 – Voto Antoló…ELANE KARL em WALLPAPER’S DE MARIA SAN…Emerson Souza Olivei… em Um Presente […]

    Curtir

  5. O sr. Salman, que fez o comentário acima, não se ateve à pergunta anterior: QUANTO TEM INÍCIO A VIDA HUMANA? – Sabemos que há opiniões divergentes, mas grande parte da prórpria comunidade científica e diversas instituições civis, inclusive a Igreja Católica e outras Igrejas Cristãs, concordam que ela começa com a fecundação. O senhor Salman sabe que os argumentos nesse sentido são fortíssimos. De todos os nossos atos prestaremos contas. Nosso tempo aqui na Terra é curto. O tempo é um átimo para a eternidade. Cabe a nós decidir se teremos uma eternidade para lamentar e sofrer o mal que plantamos no tempo, ou a felicidade de colher o que de bom fizemos. A morte desses milhões de inocentes clamam nos céus, e todos os responsáveis pagarão. Aliás, o mundo já tem pago caro por seus pecados.
    De minha parte, quero confessar minha fé no Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo. Creio que Jesus, sendo Deus, aniquilou-se, se fez homem, e nesta condição tomou sobre si toda a miséria humana, vencendo todos os inimigos, inclusive a morte. Creio em Jesus, e tomo parte no banquete do Cordeiro, ou seja, comungo o corpo e sangue de Jesus que se faz verdade no sacrifício da missa.
    Rogo à misericóridia de Deus que me preserve do mal e me ensino a amar meu irmão como a mim mesmo. Conto com o auxílio da poderosa intercessão da bem aventurada Virgem Maria, minha mãe, e de todos os santos que contemplam a visão beatífica.
    No mais, misericórdia para todos!

    Curtir

  6. OI MEU IRMAO.VEJA ESTA PÁGINA E APAIXONE COMPLETAMENTE POR CRISTO, NOSSO SENHOR!

    UM GRANDE ABRAÇO.

    JULIANA

    ====
    Resposta
    ====
    Este e_mail do Tiago retorna, eu já mandei para ele e volta

    Jesus te ama

    Curtir

  7. OI MEU IRMAO. VEJA ESTA PÁGINA E SE APAIXONE COMPLETAMENTE POR CRISTO, NOSSO SENHOR!

    Curtir

  8. Acredito que a discussão que levou à decisão de utilização de células-tronco em pesquisas para fins terapêuticos teve como argumento definitivo aquele que partiu do Ministro Marco Aurélio, quando observou que “o início da vida não pressupõe só a fecundação, mas a viabilidade da gravidez, da gestação humana (…) dizer que a Constituição protege a vida uterina já é discutível, quando se considera o aborto terapêutico ou o aborto de filho gerado com violência (…)”. O material retirado para o isolamento da ES (do inglês Embryonic Stem Cells – meio de abreviação de células-tronco embrionárias inclusive no Brasil) vem da massa celular interna de blastocistos (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos), e é possível fazer isso in vitro, ou seja, fora do organismo humano, impossibilitando assim que este material venha a se tornar um feto. Não podemos dizer então que ao não defender o uso da ES, estamos defendendo os direitos do nascituro.

    Os protestos sobre a utilização da técnica têm fundamentos apenas opinativos a respeito do momento em que é determinada a vida, com forte teor religioso, e não deve ser levado em consideração, partindo do princípio da laicização das leis. É preciso sim refletir a respeito dos vários brasileiros que terão a chance de ter uma vida mais digna, a partir das descobertas que poderão surgir com o uso do discutido método, e, quem sabe um dia, garantir que o nascituro já venha ao mundo livre de males genéticos.
    ======================================

    Olá
    Ryzzan Salman

    Não entendi seu comentário,

    O texto parece ser uma cópia de outro lugar,
    percebo que estas iniciando um Blog de musica,
    Não é meu forte, mas é legal.

    ==================
    Para salvar vidas, não é preciso destruir outras vidas, basta Amar o que se faz,

    Político, Médico, Pesquisador, Professor, Ministro, Juiz, Deputado, Presidente Eu e Você.

    O Amor cura até o desenganado, isto é um Milagre Divino, porque Deus é Amor eterno.

    E Nada é Impossível para Ele, Experimente este Remédio

    Este negocio de “ESPERANÇA” para os desesperados é um grande papo furado de Fariseu
    Cheio da grana e dono de laboratório, porque mesmo que descubram a cura do cancer, irá custar os olhos da cara e te garanto que, quem não tem dinheiro continuará sem esperança e assistindo o bonde passar, da mesma forma que o remédio para a AID’s custa tão caro e não curam a AID’s, já aqueles que morrem na porta dos hospitais públicos, continuarão morrendo porque aquele que poderia salvá-los, foi vendido para virar apenas matérial de pesquisa, enquanto que, aqueles que o venderam não irão soltar a verba para atender aquele que não tem nem onde cair morto. Para voce ver, as pessoas irão continuar morrendo da mesma forma que já morriam antes, esta vitória dos pseudo-pesquisadores não irá mudar esta realidade jamais.

    ===================

    Tudo de bom

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.