Dengue, O que vocé sabe sobre ela? E Como evitá-la?

Dengue-INFORMATIVO = Linck origem

Por: Prof. Dr. Edimilson Ramos Migowski de Carvalho

O vírus do Dengue é um Flavivirus, portanto do mesmo gênero do vírus da hepatite C e da febre amarela, que também são hepatotrópicos. Assim, a hepatite não pode ser considerada uma complicação do dengue, pois faz parte da história natural da doença. Aspectos histológicos de hepatite viral têm sido demonstrados em biópsias hepáticas de pacientes com dengue, como degeneração dos hepatócitos, necrose centrolobular, degeneração gordurosa, hiperplasia de células de Kupffer, infiltração de monócitos e alterações muitas vezes de grande monta a exemplo do que ocorre na febre amarela. Diversos estudos demonstram que 80 a 100% dos pacientes com dengue, mesmo sem hepatomegalia, apresentam algum grau de envolvimento hepático com elevação de transaminases (TGO e TGP).

O tratamento da Dengue é sintomático, isto é, são utilizados medicamentos apenas para amenizar os sinais e sintomas, e não para combater o vírus. O próprio sistema imunológico acaba com o vírus em alguns dias. Mesmo assim, deve-se fazer repouso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido para evitar a desidratação proporcionada pela febre e evitar sintomas mais desagradáveis.

No caso da forma hemorrágica, é recomendada a aplicação de soro e plasma. Em alguns casos mais graves pode haver a necessidade de transfusão de sangue. Embora não tenha qualquer estudo, é o paracetamol (Dôrico®, Tylenol® etc) o fármaco mais utilizado para tratamento da dor e febre no paciente com dengue.

Vale ressaltar que o vírus do dengue causa, em praticamente 100% das pessoas infectadas, um quadro de hepatite, e o paracetamol é muito tóxico para esse órgão e poderá agravar o problema.

O ácido acetil-salicílico (AAS®, Aspirina®, Melhoral®, Doril® etc) é contra-indicado, porque essa substância interfere nos mecanismos de coagulação e pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.

Baseado nos perfis do medicamento e da doença, os medicamentos que poderiam ser utilizados com um pouco mais de segurança seriam a dipirona (Novalgina®, Dorflex®, Anador® etc.) e o ibuprofeno (Dalsy®, Alivium®). Mas sempre de

forma comedida e com orientação médica.

Na maioria das vezes, o doente se recupera em uma semana. A recuperação costuma ser total, não deixando nenhum tipo de seqüela. É comum que ocorra durante alguns dias uma sensação de cansaço, que desaparece completamente com o tempo, geralmente em até quinze dias.

Paracetamol é uma substância que exige um esforço do fígado para metabolizá-la. A diferença entre a dose terapêutica e a tóxica é muito pequena. Segundo a Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos, um adulto saudável deve ingerir, no máximo, quatro gramas de paracetamol por dia. Para crianças, a dose recomendada é de cem miligramas por quilo de peso. Mas o mais seguro é consumir o mínimo possível. O excesso pode causar Hepatite Medicamentosa. Hepatite tóxica mata rapidamente, adultos e crianças. Ela pode ser a verdadeira causa de vários óbitos atribuídos ao dengue.
Prof. Dr. Edimilson Ramos Migowski de Carvalho, MD, PhD (Professor de Infectologia Pediátrica da UFRJ e vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro)


O ALPINISTA EXTRAORDINÁRIO. COMO UMA BOMBA

http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/dons-do-espirito.jpg?w=130&h=120
http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/frutos-do-espirito.jpg?w=130&h=120
//mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/pentecostes-ico.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

7 Respostas

  1. Saudações,]
    graças a “DEUS” com muita luta estamos lançando pratos anti dengue em plastico reciclado que não permite ao aedes desovar e ecnomiz agua.
    Patente deferida anti dengue de vasos e pratos de conhecimento de varias autoridades desde 1997!
    Obs,:a areia que o Ministerio da saude manda colocar
    nos pratos dos vasos e xaxins é muito perigoso pois como esta areia fica no minimo úmida o aedes pode desovar nas bordas e até em grãos encostados nestas bordas dos pratos e como esta areia vai mofar ,apodrecer,endurecer por causa da fuligem da terra que escorre dos vasos com a agua da derga será dispensada em terrenos baldios,bota fora (entulhos e quinquilharias, lixo (aterro santitarios ,infelizmente a maioria lixões) a perpetuação da proliferação do aedes nestes locais com chuvas será evidente,
    Inclusive varias cidades brasileiras ja não recomendam a colocação de areia nos pratos e como Belo Horizonte ja estão mandando que joguem fora os pratos !

    Curtir

  2. Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
    nobukunister@gmail.com

    “O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores”, afirmou.

    Curtir

  3. Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),criem muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
    nobukunister@gmail.com

    “O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores”, afirmou.

    =========

    Curtir

  4. Estou com varios amigos esta semana com a DENGUE, o que mais se ve é todos dentro do ORKUT dizerem nos recados ( estou com a DENGUE) fico muito triste com isso, espero que acabe mesmo esta maldita febre que esta ja matando varias pessoas enocentes que nao sabem onde procurar as curas necessarias para se curar da FEBRE. Eu no que posso fazer faço, para todos terem informaçoes sobre o caso, tanto que nas paginas do meu ORKUT , deixei aberto a todos os videos falando sobre a DENGUE.( Bom feriado a todos(as) espero que tb os Mosquitos tenham FERIAS AMANHA ja que é DIA DO TRABALHADOR)

    Curtir

  5. Na verdade o que sei sobre a dengue,sei algumas coisas q não tenho certeza ,outras que são óbvias…
    No mais , sei q os mosquitos transmissores da dengue gostam d água parada, limpa ou não…
    Sendo assim,faz-se necessário que todos façam sua parte para se proteger e acabar com essa proliferação…todo mundo já sabe como fazer isso , mas não custa relembrar:
    *Vedar totalmente a caixa d´água e limpá-la constantemente.
    *Colocar terra nos pratinhos das plantas no lugar de água
    *Manter a casa e o quintal limpos, livres de utensílios que possam acumular água .Ex:garrafas, pneus,baldes,piscinas…etc.
    *Cobrir as poças d´água que possam vir a se formar em decorrência de chuvas ou mal escoamento da água…etc…
    Essas são algumas dicas, pois não sei muito o que dizer sobre a dengue…mas se as pessoas agirem preventivamente o quadro atual e alarmante com respeito a dengue pode se reverter de maneira eficaz.

    Curtir

  6. tive dengue a uns anos atrás e agora foi pior

    Curtir

  7. Penso que se os medicos dizem que nao tem uma vacina para a febre da Dengue e até chama de uma forma de hepatite C, deviam conhecer o tratamento do qual evitar que vire uma Epidemia no Brasil. Nao sou medica e nem biologa, mas pelo pouco que sei a hepatite C, nao tem nada a igual com a Dengue. Acho muito estranho que nao tenham ainda informaçoes reais para dar ao povo que tem direito de saber a verdade sobre a DENGUE.

    ++++++ Resposta

    Ola Marize

    Ouvi na Tv a semana passada, que já existe uma vacina para a dengue, só que está em fase de testes e mesmo que dê resultados positivos, só seria aplicada na população daqui a uns quatro anos.
    +
    Com respeito à este negocio de testes de Vacina, já havia ouvido a mesma frase que esta sobre a dengue a uns 10 anos atras quando falaram que estava praticamente quase concluida uma vacina eficaz contra a AID’S, e até hoje não apareceu nada.
    +
    Esperemos que no caso da Dengue não seja assim.
    +
    Enquanto isso a unica maneira de se evitar uma catastrofe é matando o mosquitinho mesmo, e para isso todas as pessoas são responsáveis, não adianta eu matar 100 mil se o meu vizinho cria 500 mil em seu quintal. Somente através de um esforço conjunto onde o povo, é claro, é o unico agente eficaz contra o avanço do Mosquito.
    +
    Mate-o sem dó nem piedade.
    Evite deixar agua parada onde voce vive e alerte seus vizinhos, é a unica solução por enguanto.

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: