Pentecostes a Festa do Espírito Santo.



PENTECOSTES.

Mas cumpre-se o que foi dito

pelo profeta Joel:

Derramarei do meu Espírito

sobre todo ser vivo:



pentecostes_maria_espirito.jpg


O que era Pentecostes ?


Do grego 50 dias (depois da Páscoa), chamado também no Antigo Testamento “festa das semanas”, era uma das festas em que os israelitas deviam “apresentar-se diante do Senhor”, isto é, peregrinar a Jerusalém. Foi também chamado de festa da colheita e festa das primícias (cf. Ex 23, 26; 24, 23; Dt 16, 16; Nm 28, 26). No Novo Testamento,

Pentecostes é o grande dia da vinda do Espírito Santo e do lançamento da Igreja de Cristo na Terra, segundo vem narrado nos Atos dos apóstolos (2, 1-14). Pentecostes marca o final da festa Pascal.

Com a chegada do Espírito Santo, inicia-se o tempo da Igreja o “Kairós“, pois a missão de Cristo continua se realizando na ação dos apóstolos na história da Igreja.

Na celebração atual da Festa de Pentecostes, realiza-se a plenitude do mistério Pascal de nossa fé, pois após a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus, a Igreja celebra a ascensão de Jesus Cristo e a vinda do Espírito Santo.


ilistracoes-biblicas-01-455.jpg


O que eu poderia dizer sobre Pentecostes ?

Vendo a figura acima nos lembramos daquele campo de trigo já pronto para a colheita, se Jesus foi o Semeador também será o ceifador.

Certa vez Jesus perguntou a seus discípulos:

Quando Eu voltar acaso encontrarei fé na Terra ?

//mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/pentecostes-ico.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

É uma pergunta imperativa, quase respondendo a si mesma, mas na verdade ela nos mostra que precisamos analisar nossa fé dia apos dia, a fim de darmos uma resposta positiva para Jesus.

Em Atos 2, 42 vemos o cumprimento da promessa do Pai anunciada no antigo testamento para os discípulos ali reunidos, e podemos afirmar com certeza foi exatamente a colheita dos frutos da evangelização feita por Jesus.

Pedro afirmou que esta promessa não seria apenas para eles, mas para todos aqueles que viessem a ouvir e aceitar a palavra de Deus pelos seculos afora, incluindo você que neste momento lê esta frase, pois a promessa é para todos nós e ainda nem começou a se cumprir em plenitude, mas virá o dia em que toda a Terra estará repleta da Ciência do Senhor, assim como as águas recobrem o fundo do mar.

Em uma outra ocasião Jesus estava indo em direção à uma cidade quando deparou no caminho com uma linda figueira cheia de folhas verdes, porém Jesus não encontrou nenhum Fruto, disse a ela: Jamais nasça fruto de ti, e voltando no dia seguinte pelo mesmo caminho observaram que ela havia secado completamente.


http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/frutos-do-espirito.jpgPoderíamos pensar então, que na verdade não existe uma solução para o mundo e que nosso destino realmente é a perdição e o inferno eterno.

Da mesma forma que Jesus fez esta pergunta, quase como uma cobrança do resultado da nossa evangelização, afirmando que os homens preferem mais as trevas do que a luz. Ele afirma com uma palavra totalmente digna de fé, que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja de Deus. Nós não conhecemos o futuro, mas Jesus sim, porque Ele é eterno e pode afirmar com certeza o resultado final de sua obra neste mundo.

Quanto à figueira que secou-se, Jesus conta outra parábola se referindo a este episódio, dizendo que; O dono da vinha plantou uma figueira em sua vinha, chegando o tempo de frutificar não produzira fruto algum, no ano seguinte, na mesma época o dono procurou frutos e não encontrou, mais um ano e de novo ela não produziu seu fruto. O Dono da vinha então chamou seu servo e lhe mandou arrancar aquela figueira infrutífera e plantasse uma outra arvoré naquele local, no que o servo lhe disse, não faça isso meu Senhor, deixa á mais um ano, vou podá-la, revolver a terra em seu redor e adubá-la, sei que na proxima temporada ela produzirá seu fruto, caso não produza, eu a arrancarei e plantarei uma outra figueira.

Este servo quem seria ele ?

Porque este servo tão prestativo não havia feito o que dissera a seu Senhor nos anos em que a figueira não produzira Fruto ?

A culpa da falta de frutos na figueira realmente seria da própria figueira ?

O Senhor da vinha não teria dito indiretamente ao servo que estaria faltando com suas responsabilidades no tratamento com as plantações de sua vinha ?

As respostas para estas perguntas, me faz lembrar do Profeta Jonas, que foi chamado por Deus para levar sua palavra a uma grande cidade pecadora.

Jonas imediatamente se dispôs, fez as malas e pegou o primeiro navio que zarpou do porto, só que na direção oposta ao objetivo proposto por Deus, achando que fugindo de suas responsabilidades, Deus convocaria uma outra pessoa para fazer o seu Trabalho, logo percebeu que não, passando por diversas tribulações pediu perdão ao Senhor e cumpriu seu propósito de uma maneira surpreendente em apenas três dias.

Após ter executado exatamente o que Deus lhe mandara, ficou aguardando que o pior acontecesse e que realmente seu trabalho tivesse sido em vão, dando razões para que Deus destruísse toda a cidade. Mas o fruto de seu excelente trabalho foi colhido, aquela imensa cidade se converteu por completo e no final de 40 dias uma nova cidade havia renascido das cinzas.

E agora ? poderíamos perguntar;

Como um homem tão pessimista, conseguiu um resultado tão perfeito ?

A Resposta é muito simples !

Ele executou exatamente o que Deus havia Mandado, pois em seu íntimo, segundo suas expectativas, ele achava que jamais alcançaria algum resultado satisfatório, por isso não interferiu com suas próprias maneiras de executar o propósito Divino. O resultado final mostrou que; quanto menos interferirmos naquilo que Deus nos pede, mais rápido e mais frutífero será o resultado de nosso trabalho, porque na verdade, quem opera e age executando a obra de Deus é o Próprio Espírito de Deus, e não nós.

Pentecostes pode ser a festa da colheita, mas para nós anunciadores da palavra de Deus, seria enfim um mundo novo totalmente transformado pelo amor de Deus, sendo que João viu para o futuro, um novo céu e uma nova Terra totalmente transformados, assim como Jonas havia visto uma nova Nínive após aqueles 40 dias, podemos dizer então, que a figueira adubada não foi efetivamente arrancada pelo servo, porque o mesmo servo havia feito seu trabalho perfeito alcançando o resultado esperado pelo Senhor, Uma figueira repleta de figos.

Retornamos então à pergunta inicial:

Quando Eu voltar acaso encostrarei fé na Terra ?

http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/cristo-maravilha.jpg

Jesus ainda não voltou e apesar de vermos um mundo tão longe de Deus, não podemos afirmar que não exista fé na terra, assim também como não podemos afirmar que a fé existente hoje neste mundo seria satisfatória para uma boa colheita de bons filhos para o Pai, logo nosso trabalho continua, e o Pentecostes que começou naquele dia em Jerusalém ainda não chegou à sua plenitude ou a seu final, portanto, esta chama continua acesa e continuará repousando sobre todos aqueles que creem e esperam em Jesus, como Maria e os Discípulos reunidos em Jerusalém.


Pentecostes_Banner


Seminário de Vida no Espirito
http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/dons-do-espirito.jpg

Veja também:


Novena do Espírito Santo.


Orações ao Espírito Santo.

Os Dons do Espírito Santo.

Os Frutos do Espírito Santo

Fui um Cara que se perdeu nas Drogas…

O Que é Renovação Carismática Católica?

Vinho, muito vinho, primeiro Milagre de Jesus um presente prá você.

A Missão do Espírito Santo no Mundo de Hoje.



PARA VER OS EFEITOS PROGRAMADOS

É NECESSÁRIO BAIXAR O SLAID EM SEU PC


46 Respostas

  1. […]  Pentecostes a Festa do Espírito Santo. […]

    Curtir

  2. […] Pentecostes a Festa do Espírito Santo. […]

    Curtir

  3. […] Cuidado com as Palav… em Pentecostes a Festa do Espírit… […]

    Curtir

  4. […] O Que é Renovação Ca… em Pentecostes a Festa do Espírit… […]

    Curtir

  5. […] Pentecostes a Festa do Espírito Santo. « O Espírito Repousará Sobre Ti…, on 10/04/2008 at 23:03 said: […]

    Curtir

  6. […] Pentecostes a Festa do Espírito Santo. […]

    Curtir

  7. […] antiga festa de Pentecostes comemorava o dia da colheita, hoje podemos dizer que comemoramos os frutos maravilhosos que foram […]

    Curtir

  8. […] Pentecostes a Festa do Espírito Santo. […]

    Curtir

  9. […] Pentecostes a Festa … on Novena do Espírito Santo.Conceição on Plantão de Oração.Angie on Oração dos […]

    Curtir

  10. […] cassandra on O Plano de Deus.Britni – Demeza on Pentecostes a Festa do Espírit…Iolanda on Orações ao Espírito Santo…Edianne Lyss on Civilizações precolombianas […]

    Curtir

  11. Rather supeVery fine write-up. I actually really came across ones own blog site and even needed to help you say which will I’ve really loved browsing ones own web site and even posts. Anyhow I’ll end up checking ones own rss feed and even As i expect to help you examine ones own web site all over again.

    tradução:
    Em vez supeVery bem escrever. Eu realmente deparei com os próprio blog e até mesmo necessário para ajudá-lo a dizer que eu realmente amados navegação próprio site e até mesmo posts. De qualquer forma eu vou acabar verificando os próprio feed RSS e assim como eu esperar para ajudá-lo a examinar os próprio site tudo de novo.

    Curtir

  12. […] mensagens PENTECOSTES.Pentecostes a Festa do Espírito Santo.Feliz dia dos Namorados.Orações ao Espírito Santo.WALLPAPER'S DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA […]

    Curtir

  13. […] mensagens PENTECOSTES.WALLPAPER'S DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.Pentecostes a Festa do Espírito Santo.Hoje é dia de São João.Feliz dia dos Namorados.Orações ao Espírito Santo.Oração de São […]

    Curtir

  14. […] WALLPAPER'S DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.Hoje é dia de São João.PENTECOSTES.Pentecostes a Festa do Espírito Santo.Orações ao Espírito Santo.Feliz dia dos Namorados.Oração de São Miguel Arcanjo.Jesus é o […]

    Curtir

  15. […] Pentecostes a Festa do Espírito Santo. « Vem Espírito Santo, Vem …, on 25/02/2010 at 11:13 said: […]

    Curtir

  16. […] Grupo de Oração precisa ser, na Igreja e no mundo, rosto e memória de Pentecostes, assumir a responsabilidade pela transformação da nossa cultura, criando não só na Igreja, mas […]

    Curtir

  17. […] mensagens PENTECOSTES.Pentecostes a Festa do Espírito Santo.MENSAGENS EM PPS.Orações ao Espírito Santo.Enchei-vos do Espírito Santo !Oração de São Miguel […]

    Curtir

  18. […] mensagens PENTECOSTES.Pentecostes a Festa do Espírito Santo.MENSAGENS EM PPS.Orações ao Espírito Santo.Enchei-vos do Espírito Santo !Oração de São Miguel […]

    Curtir

  19. […] mensagens PENTECOSTES.Pentecostes a Festa do Espírito Santo.MENSAGENS EM PPS.Orações ao Espírito Santo.Enchei-vos do Espírito Santo !Oração de São Miguel […]

    Curtir

  20. […] mensagens Pentecostes a Festa do Espírito Santo.Orações ao Espírito Santo.PENTECOSTES.Oração de São Miguel Arcanjo.MENSAGENS EM PPS.Padre Leo […]

    Curtir

  21. […] Principais mensagens Dia Das Mães.Mensagens para dia das Mães.Deus Criou uma Mãe Com Coração de Mãe.Padre Leo Conta a estória do Papagaio Marrom.MENSAGENS EM PPS.Oração de São Miguel Arcanjo.Maio, Mês das Mães e Mês de Maria Santíssima.Mãezinha querida.WALLPAPER'S DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.Orações ao Espírito Santo.PENTECOSTES.Pentecostes a Festa do Espírito Santo. […]

    Curtir

  22. […] da Fraternidade 2010.Aqueles que Confiam no Senhor…PENTECOSTES.Orações ao Espírito Santo.Pentecostes a Festa do Espírito Santo.Ultimos Milagres de Santos da Igreja Católica. Oração de São Miguel Arcanjo.Padre Leo Conta a […]

    Curtir

  23. […] querida. … on Padre Leo Conta a estória do P…Mãezinha querida. … on Pentecostes a Festa do Espírit…Mãezinha querida. … on WALLPAPER’S DE MARIA SAN…presentepravoce on MINHA […]

    Curtir

  24. […] Principais mensagens Dia Das Mães.Wallpapers – Mensagens de Jesus.MENSAGENS EM PPS.Aqueles que Confiam no Senhor…Jesus é o mesmo ontem hoje e sempre, inconfudível e Imutável.Oração de São Miguel Arcanjo.Padre Leo Conta a estória do Papagaio Marrom.WALLPAPER'S DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.Campanha da Fraternidade 2010.Apocalipto, Filme de Mel Gibson Retrata Civilização Maya e Asteca. Pentecostes a Festa do Espírito Santo.PENTECOSTES. […]

    Curtir

  25. […] Batizados… em Orações ao Espírito Santo…Vós Sereis Batizados… em Pentecostes a Festa do Espírit…Lucipaula da Silva em Plantão de Oração.Não Existem mais Seg… em WALLPAPER’S […]

    Curtir

  26. […] Conheça a civilização dos povos que viviam na América antes da colonização […]

    Curtir

  27. […] Batismo no Espírito Santo acontecese realmente, Atos Cap. 2 narra os eventos que marcaram o dia de Pentecostes como o dia em que Deus cumpriu enfim sua promessa e assinou a nova e eterna aliança feita com […]

    Curtir

  28. […] e Imutável.WALLPAPER'S DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.Com Deus não se Brinca.Pentecostes a Festa do Espírito Santo.Os Frutos do Espírito […]

    Curtir

  29. […] sou o Pao da Vida.WALLPAPER'S DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.Os Frutos do Espírito SantoPentecostes a Festa do Espírito Santo.Comprovação do Milágre Eucarístico de Lanciano.Mulher Atingida Por Um Raio conta seu […]

    Curtir

  30. […] mensagens Orações ao Espírito Santo.Pentecostes a Festa do Espírito Santo.Os Frutos do Espírito SantoEnchei-vos do Espírito Santo !Vós Sereis Batizados no Espírito Santo […]

    Curtir

  31. […] mensagens Orações ao Espírito Santo.Pentecostes a Festa do Espírito Santo.Padre Leo Conta a estória do Papagaio Marrom.Wallpapers – Mensagens de Jesus.MENSAGENS EM […]

    Curtir

  32. […] mensagens Orações ao Espírito Santo.Padre Leo Conta a estória do Papagaio Marrom.Pentecostes a Festa do Espírito Santo.Wallpapers – Mensagens de Jesus.Enchei-vos do Espírito Santo !MENSAGENS EM PPS.Jesus Te Ama – […]

    Curtir

  33. […] Principais mensagens Fabio de Melo no Jô Soares.Orações ao Espírito Santo.MENSAGENS EM PPS.Wallpapers – Mensagens de Jesus.Padre Leo Conta a estória do Papagaio Marrom.Veja x Fabio de Melo.Jesus Te Ama – PresentepravoceCorpus Cristhi – Eu sou o Pao da Vida.Apocalipto, Filme de Mel Gibson Retrata Civilização Maya e Asteca. Rosa de Saron em Ceilândia.Jesus é o mesmo ontem hoje e sempre, inconfudível e Imutável.Pentecostes a Festa do Espírito Santo. […]

    Curtir

  34. […] PresentepravoceAqueles que Confiam no Senhor…WALLPAPER’S DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.Pentecostes a Festa do Espírito Santo.Oração de São Miguel Arcanjo.Civilizações precolombianas na […]

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.