As chamas não consumiram seu Coração pois já ardia de Amor por Jesus, o que a impulsionou doar toda sua vida e seu Corpo pela Libertação e Unificação da França atendendo a um pedido do Senhor.

Joana d’Arc nasceu em 6 de janeiro de 1412, na cidade de Domremy, filha de humildes camponeses. Em 1425 estava em andamento a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, e os Ingleses haviam invadido grande parte do território Francês, chegado até Orleans, ao sul de Paris, e pretendiam conquistar todo o restante do país. Nesta época a camponesa teve a primeira de uma série de visões de São Miguel, onde ele lhe aparecia trajando armadura e montando um cavalo. Teve também visões de Santa Catarina e Santa Margarida. Nestas primeiras visões ela era exortada a orar muito e se preparar para uma difícil missão. Apenas dois anos depois, novas visões lhe revelaram qual seria sua missão. Ela deveria libertar a cidade de Orleans dos Ingleses. Depois deveria também unir e libertar toda a França, o que só poderia ser conseguido se o herdeiro legítimo, Carlos VII, fosse coroado na Catedral de Reims. Mas esta cidade também estava dominada pelos Ingleses.
|
Eram tarefas praticamente impossíveis, principalmente para uma jovem de apenas 13 anos. Mas a fé de Joana era imensa, e ela começou a orar e preparar-se para sua missão. No entanto, a época medieval era propícia a todo tipo de crendices e superstições, e enquanto alguns diziam que ela era abençoada, outros garantiam que ela tinha feito um pacto com o demônio. Em pouco tempo, aquela menina já era conhecida como a Donzela de Orleans, e as histórias de suas visões corriam de boca em boca, não tardando a chegar aos ouvidos do Rei Charles II, que mandou chamá-la para averiguar quem era aquela jovem sobre a qual todos falavam.
|
Após a audiência, o Rei estava emocionado e plenamente convencido da veracidade de suas palavras e de sua fé. Concedeu-lhe então título de Filha do Rei e Verdadeira Herdeira da França. Concedeu-lhe também uma armadura, um cavalo, a chefia sobre um grupo de soldados, e a enviou a Orleans, com a missão de juntar-se ao exército e combater os Ingleses. Como brasão, Joana adota para seu grupo de guerreiros a imagem da Flor de Lis acompanhada das palavras Jesus e Maria.
|
Em 8 de maio de 1429, tendo Joana D’Arc à frente, os franceses conseguem uma grande vitória sobre o inimigo, e com apenas 17 anos, aquela jovem passa a ser saudada como heroína em todo o país. Mas isto não é tudo, e as vitórias prosseguem, sempre sob o comando e orientação da Donzela de Orleans. Em 18 de junho do mesmo ano os Ingleses sofrem nova derrota em Patay, abrindo caminho para sua derrota definitiva. E finalmente, em 17 de julho de 1429, na Catedral de Reims, Carlos VII é coroado Rei da França, cumprindo assim a missão recebida por Joana. Disse ela nesta ocasião: “Nobre Rei, assim é cumprida a vontade de Deus, que desejava que eu liberasse a França e vos trouxesse a Reims, para receberdes esta sagrada missão e provar à França que sois o verdadeiro Rei”.
|
Deste dia em diante, porém, tudo começa a mudar. Tendo conseguido seu objetivo, o rei deixa de prestar ajuda às tropas da Donzela de Orleans, fazendo com que elas fiquem fracas e vulneráveis. Isto permite que, em 23 de maio de 1430 Joana seja feita prisioneira em Compiègne pelos ingleses. Estes sentiam por ela um ódio mortal, e a responsabilizavam por todas suas derrotas em território Francês.
|
Em novembro de 1430 Joana é levada para a cidade de Rouen, que ainda era controlada pelos ingleses e é iniciado um processo contra ela. Suas visões e sua fé são questionadas, e ela é acusada de bruxaria e heresia. Os ingleses querem um pretexto para vingar-se daquela que era a razão principal de sua derrota. E os reis franceses, que já tinham conseguido realizar seu intento, não a socorrem. Joana é considerada culpada, e como era costume entre as condenadas por bruxaria, sua pena é a morte pelo fogo. Em 30 de maio de 1431 ela é amarrada em uma estaca na praça central de Rouen, e os soldados ingleses ateiam fogo à sua volta. Mesmo prestes a morrer Joana recusa-se a renegar sua fé. Sua única atitude é pedir aos soldados uma cruz, que ela beija pouco antes de morrer na fogueira.

Para comprovar sua morte e evitar boatos de fuga, mandaram abrir a fogueira e expor o corpo carbonizado, ao final quando foram recolher as cinzas foram surpreendidos por um acontecimento milagroso, seu Coração não fora consumido pelas chamas e estava intacto, com medo do povo os soldados receberam ordens de lançá-lo juntamente com as cinzas no leito do rio Sena.
|
Sua morte, no entanto, não foi seu fim. Joana deixava este mundo, mas entrava para a história como mito, inspiração e Santa. Aquela jovem camponesa de 20 anos incompletos, em plena época medieval, e tendo como arma principal sua fé, havia conseguido o que muitos generais experientes não tinham logrado até então. Havia tornado-se respeitada e obedecida por milhares de guerreiros rudes e violentos, homens acostumados às sanguinárias batalhas corpo a corpo, e que passaram a ver naquela jovem uma líder. Ela havia norteado o exército da França em sua luta pela liberdade até a vitória final. E havia trazido unidade a um país dividido.
|
Hoje em dia, Joana dos Arcos é considerada a maior heroína nacional da França. Seu nome, imagem e história estão presentes em todo o país. Mesmo tendo sido uma guerreira, ela jamais deixou de praticar sua fé. Em reconhecimento por seus milagres, ela foi canonizada em 1920 pelo Vaticano. E hoje pode-se dizer que, graças à Donzela de Orleans, surgiu a nação de França não apenas como um território, mas sim como nação livre e independente.
|

-16.328703
-48.953398
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Filed under: 5584, Agenda, Amor de Deus, Apresentação, Apresentação, Arrancando Máscaras, Associação cultura Montfort, Canção Nova, Communauté Catholique Nouvelle Alliance, Concílio Vaticano II, Cristo, Deus, Documentário, Dom Marcel Lefebvre, Facebook, Fidelidade à Liturgia de Sempre?, Filme, Fora da Igreja não há Salvação, Historia, Igreja Católica, Igreja Missionária, Jesus, Livro Católico, Mais Católico do que o Papa., Maria, Mensagens, Milagres, Papel de Parede, Parábolas e Reflexões, Presente prá você, Presentepravoce, Santos Católicos, Testemunho, Tradição Católica, Vocação, Wallpaper | Tagged: Coração, França, Heroína da França, Idade Média, Igreja Católica, Imquisição, Martir, missa de sempre., Missa Tridentina, Montfort, santa, Santa Joana d'Arc, Santidade, Santos, Santos Católicos, Vida Cristã |
Superb post and you are a great writer.
CurtirCurtir
Peço que Sta Joana Darc, escute o meu pedido de coração, já estou casnada de sofre esta agustia que esta dentro da minha alma e do meu coraçao, que ela tenha misericodia e interceda junto ao nosso Pai, que eu posso alcançar este milagre. Te peço que me escute e me proteja não me desampare, por que sei o que é iimpossivel para nós e possivel para Deus, me socorra minha santa, tenho só um mes para alçancar esta graça. Socorro Socorro. Amém..
CurtirCurtir
joana darc é uma das minhas melhores santas eu adoro ela assisti um filme dela e é muito legal o que fizeram com ela foi uma enjustiça ela aida tinha muito o que viver morreu por causa dos inglesses eu tenho é odio deles.
CurtirCurtir
Eu já havia assistido o filme de Joana hoje tive o prazer de lê, Ela é mesmo uma heroína, peço a Deus um pouco dessa chama de seu coração para aquecer o meu e de todos que pedem a cada dia “Senhor eu creio, mais aumente a minha fé”.
CurtirCurtir
[…] Gloria e Martírio de Santa Joana d’Arc. […]
CurtirCurtir
[…] Gloria e Martírio de Santa Joana d’Arc. […]
CurtirCurtir
PARABENS POR ESTAS INFORMAÇÃOES
CurtirCurtir
DESDE CRIANÇA EU JA TINHA UM AMOR MUITO GRANDE POR ELA
HOJE MAIS,, AO SABER DE SUA VIDA , ,MIM ENCANTOU
PEÇO HOJE QUE O AMOR DE DEUS QUE DEIXOU
O SEU CORAÇÃO INTACTO AJA NA VIDA DO FRAVIANO DE ANDRADE
CurtirCurtir
Eu venéro Santa Joana D’arc ! Desejo q ela intervénha na atualidade da humanidade ! Estamos precisados do auxilio dela ! O coração da maioria d nós precisa arder por Deus!!!!
CurtirCurtir
Santa Ignorância.
Porque tem gente que acredita em homem e não acredita em Deus?
CurtirCurtir
“Concedeu-lhe então título de Filha do Rei e Verdadeira Herdeira da França”
O rei da França jamais poderia conceder a Joana o título de filha de rei e muito menos herdeira da frança. O Herdeiro do trono da França era ele. O que Carlos VII foi conceder a Joana participar do exercito indo socorrer a cidade de orleans.
CurtirCurtir
peço oraçaõ para toda minha familia em especial meu marido que estar desempregado no momento , com a interceçãode santa joana darc ele vai consegui um emprego abençoado por DEUS AMEM . 30/05/08 BRASIL
CurtirCurtir
[…] Santa Joana d’Arc nasceu em 6 de janeiro de 1412, na cidade de Domremy, França, filha de humildes componeses. Em 1425 estava em andamento a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra…, Hoje é a grande heroína nacional da França […]
CurtirCurtir
[…]As chamas não consumiram seu Coração pois já ardia de Amor por Jesus, o que impulcionou Santa Joana D’arc doar toda sua vida e seu Corpo pela Libertação e Unificação da França atendendo a um pedido do Senhor Deus.[…]
CurtirCurtir
QUE AS GRAÇAS CONSEDIDAS A SANTA JOANA D,ARC VENHA EM MEU FAVOR CONCEDER UMA GRAÇA IPOSIVÉL AO OLHS DOS HOMENS. AMÉM.
CurtirCurtir