Canticos Litúrgicos para a Quaresma e a Semana Santa?

Como Cantar Liturgicamente Durante a Quaresma e a Semana Santa?

Litúrgia na Quaresma.

Cada ano, a Igreja se une ao mistério de Jesus no deserto, durante quarenta dias – quaresma, vivendo um tempo de penitência e austeridade, de conversão pessoal e social, especialmente pelo jejum, a esmola e a oração, conforme o Evangelho de Mateus (Mt 6, 1-6.16-18), proclamado na Quarta-feira de Cinzas, em preparação às festas pascais.

São cinco domingos mais o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, que inicia a Semana Santa, também chamada Semana Maior. É este um tempo forte e privilegiado, em que fazemos nosso caminho para a Páscoa, renovando nossa fé e nossos compromissos batismais, cultivando a oração, o amor a Deus e a solidariedade com os irmãos. Tal austeridade deve se manifestar no espaço celebrativo, nos gestos e símbolos, como também no canto, para depois salientar a alegria da ressurreição, que transborda na Páscoa do Senhor:

- A cor roxa, as cinzas e a cruz lembram o caráter penitencial, de conversão;

- O espaço celebrativo deve ser sóbrio, sem ornamentação nem flores no altar;

- Não se recita nem se canta o “Glória”, assim como o “Aleluia”, que são aclamações jubilosas, marcadas pela festa e alegria, o que não combina com a Quaresma;

- É tempo de favorecer o silêncio musical. Por isso, os instrumentos devem acompanhar os cantos de forma discreta, somente para sustentar o canto… um teclado ou um violão apenas, silenciando os demais, para manifestar o caráter penitencial desse tempo. Sua função é apenas “prática”, na medida do necessário, para apoiar o canto;

- Cada tempo litúrgico tem seus cantos próprios; assim também a Quaresma. Cantos que expressem o conteúdo, os temas, a Palavra de Deus, enfim o aspecto do mistério pascal que celebramos. É preciso saber escolher bem os cantos, que acentuem a conversão, o perdão, a fraternidade e solidariedade, a vida, a luz, inspirados no Evangelho do dia. Mas sempre com os horizontes voltados para a Páscoa de Jesus, mistério central que celebramos em nossas liturgias.

- Neste tempo acontece no Brasil, já há mais de 40 anos, a Campanha da Fraternidade, que propôs, durante muito tempo, também cantos apropriados ao tema de cada ano, o que foi uma riqueza, mas também limitou o repertório dos cantos quaresmais. A partir de 2006 está havendo um esforço para se cantar o espírito e a liturgia da Quaresma, compondo-se apenas um Hino, que pode ser cantado no início ou no final da Celebração. A CNBB, em parceria com a Paulus, tem gravado uma série de CDs do chamado “Hinário Litúrgico”, apropriados para o Ano A, B e C.

- Cantos tradicionais e que já estão na memória do povo, devem fazer parte do repertório: Pecador, agora é tempo… O vosso coração de pedra… Prova de amor maior não há…
- Não se cante o Abraço da Paz, que aliás nem faz parte do rito, mas valorize-se o canto que acompanha a fração do pão, o “Cordeiro de Deus”, pois Jesus é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. O “Senhor, tende piedade de nós” também seja valorizado, além das aclamações e pequenos refrãos orantes. O chamado canto final poderia ser omitido, deixando o povo sair em silêncio. Poderia ser outra também a resposta à Oração dos fiéis, que em geral é “Senhor, escutai a nossa prece”, como por exemplo: “Jesus, Filho de Deus, tem compaixão de nós!” além de outras, sugeridas pelo Missal Dominical.

- É importante intensificar o silêncio, criando um clima orante já antes do início da Celebração e ao longo da mesma. Sobretudo no Ato penitencial, na Oração da Coleta, entre as leituras, durante a Narrativa da Última Ceia, após a Comunhão…

A Quaresma desemboca na Semana Santa assim chamada, porque nela celebramos os momentos mais importantes da nossa salvação: “Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único… Tendo amado os seus, amou-os até o fim.” (Jo 3,16;13,1). Diz-nos Evair H. Michels, em seu livro “Pastoral da Música Litúrgica – Dicas Práticas”:

“Os ritos da Semana Santa devem ser realizados com particular solenidade, pois este tempo é o coração do ano litúrgico.”


Autora: Ir. Miria T. Kolling

Fonte: Site Oficial da Ir. Miria

“Hinário Litúrgico – CNBB”

Míria Kolling, a mais importante compositora litúrgica do Brasil, com quase 50 discos gravados.


Veja Também:

Sugestões de músicas para Quaresma da Matriz de Fátima em Campina Grande – Pr

Ministério de Música Canção Nova faz um pequeno comentário sobre o assunto – mp3


PRESENTEPRAVOCE Família - Caná -  Vinho muito vinho

Fonte: Matriz de Fátima Campina Grande – Pr

BAIXE AS MÚSICAS DA QUARESMA

1ºPECADOR AGORA É TEMPO
BAIXE AQUI 05 Faixa 5(2).mp3
2º VOSSO CORAÇÃO DE PEDRA SE CONVERTERÁ
BAIXE AQUI 06 Faixa 6(2).mp3
3º RECONCILIA-VOS COM DEUS
BAIXE AQUI 07 Faixa 7(2).mp3
4º QUANDO ENVOCAR EU ATENDEREI
BAIXE AQUI 08 Faixa 8(2).mp3
5º ESTE CÁLICE NÃO PODE PASSAR
BAIXE AQUI 09 Faixa 9(2).mp3
6º AS NUVENS LUMINOSA
BAIXE AQUI 10 Faixa 10(2).mp3
7º SE CONHECESTE O NOME DE DEUS
BAIXE AQUI 11 Faixa 11(2).mp3
8º EM SUA CASA SOMOS FELIZES
BAIXE AQUI 12 Faixa 12(2).mp3
9º CAMINHEMOS PARA A FONTE
BAIXE AQUI 13 Faixa 13(2).mp3
10º NO SENHOR É QUE SE ENCONTRA O PERDÃO
BAIXE AQUI 14 Faixa 14(2).mp3
11º EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA
BAIXE AQUI 15 Faixa 15(2).mp3
12º HOSANA FILHOS DE DAVID
BAIXE AQUI 16 Faixa 16(2).mp3
13º HOSANA, HOSANA É VIVAS
BAIXE AQUI 17 Faixa 17(2).mp3
14º OS FILHOS DOS HEBREUS
BAIXE AQUI 18 Faixa 18(2).mp3
15º SALVE Ô CRISTO OBEDIENTE
BAIXE AQUI 19 Faixa 19(2).mp3
16º Ô MORTE ESTAS VENCIDAS
BAIXE AQUI 20 Faixa 20(2).mp3
HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011
Hino da Campanha da fraternidade 2011.mp3


About these ads

5 Respostas

  1. durante a quaresma,é permitido se bater palmas em que momento da missa?

    Curtir

    • Durante a Quaresma se pede que não se manifeste um canto mais alegre e portanto melhor não seria utilizar as palmas como uma forma de sentir o clima de pesar que a quaresma representa, mas no Domingo de Ramos as Palmas estão totalmente liberadas pois representa a entrada de Jesus em Jerusalém quando todos explodem de alegria.

      Paz de Cristo

      Curtir

  2. durante a quaresma,é permitido se bater palmas em que momento da missa? durante os cantos? após a leitura do Evangelho? por favor estou em dúvida!

    Curtir

  3. Gostaria de adquirir o CD como fazer? passo a passo e valor é bom que seja divulgado

    Curtir

  4. Muito importantes as informações,,melhor seria se colocassem logo a legra dos cantos

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 69.498 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: