Semana Nacional da Família.


Hora da Família 18 – 2014

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

O tema deste ano é:

“A Espiritualidade cristã na Família:

um casamento que dá certo”.

-

De 10 a 16 de Agosto de 2014

NA SUA PARÓQUIA


1_1_20140205201456[1]


O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano será de 10 a 16 de agosto.

O “Hora da Família” ano 2014 contém sete roteiros para Encontros de Família, abrangendo os temas que vão desde a Sagrada Família de Nazaré até a participação na Eucaristia Dominical, desde a espiritualidade do casal/família até os desafios da sociedade, explicitando como e porque a espiritualidade cristã constitui um recurso para a família, um bem que enriquece a convivência quotidiana, lançando uma ponte entre a rotina e as tarefas quotidianas e o desígnio de Deus que atualiza, a cada dia e em cada circunstância, sua aliança de amor para conosco.

O “Hora da Família” traz, além disso, dez roteiros para momentos de celebração tais como: Dia das Mães, dos Pais, dos Avós, para o Aniversário de Casamento, mas também roteiros para viver bem o XIV Congresso Nacional de Pastoral Familiar, que se realizará em São Luís – MA, e o Sínodo sobre Família, a Copa do Mundo, as eleições, a Campanha da Fraternidade e uma ajuda para a família nas horas difíceis.

A Semana Nacional da Família é um evento anual, teve o início em 1992 e faz parte do calendário da maioria das paróquias do Brasil. O subsídio começou a ser editado desde a vinda do Papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicada anualmente. Atualmente está em sua 18ª edição.

Fonte/Autor: http://www.cnpf.org.br/

Encontros

São sugeridos para os sete encontros temas como comunhão e fidelidade, a religiosidade e piedade, eucaristia dominical, família de Nazaré, desafios da espiritualidade e a família como lugar da espiritualidade cristã. O subsídio destaca ainda a realização da 3º Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família convocada pelo Papa Francisco, que ocorrerá de 9 a 15 de outubro, no Vaticano.

O assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família, Padre Wladimir Porreca, comenta a importância do tema deste ano. “A prática da espiritualidade cristã é uma graça, um recurso precioso, que colabora para que a família torne-se cada vez mais um lugar cujo amor fecunda o seu reino e onde se vivem as maiores exigências da fé fiel, da esperança gratuita e do amor doação e acolhimento”, explica.

- Veja Mais: http://www.nossasenhoradobrasil.com.br/subsidio-hora-da-familia-2014-ja-esta-a-venda.html#sthash.fq53Wwbv.dpuf


Meditando os temas da Campanha

Click no Link, no Banner abaixo:


Hora_da_família_2_2014


Hora da Família 17 – 2013

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

A Transmissão e Educação

da Fé Cristã na FAMÍLIA:

-

De 12 a 18 de Agosto de 2013

NA SUA PARÓQUIA



HORA DA FAMÍLIA 2013 – Comunicado 1

Com uma edição mais dinâmica, belas ilustrações e harmoniosas cores,  acaba de chegar o HORA DA FAMÍLIA 2013.

O tema deste ano  é “A Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família” considerando, especialmente, a responsabilidade dos pais. A reflexão também leva em conta o “Ano da Fé”, instituído pelo Papa emérito, Bento XVI, a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude a ser realizada no final do mês de julho, no Rio de Janeiro.
O livreto tem sete encontros, sete celebrações, cantos, instruções sobre associação de famílias, a organização da própria Comissão Vida e Família da CNBB. Os temas compreendem o papel dos pais; os desafios que se apresentam; os valores que permanecem; educação pela presença; a presença dos pais com fortaleza e docilidade; iniciação cristã, como educação para a felicidade e, por último, a elaboração de projeto de vida pessoal e familiar.
Nas celebrações propostas, há sugestões para: dia das mães, dia dos pais, dia dos avós, ocasião de bodas e ocasiões para lembrar a necessidade da penitência e da reconciliação. No subsídio, a Comissão apresenta o plano de ação de todo o ano de 2013.
O“Hora da Família” é distribuído pela Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar – SECREN, pelos Casais regionais da Pastoral Familiar e ainda em algumas livrarias católicas. http://www.cnpf.org.br/

HORA DA FAMÍLIA 2013 – Comunicado 2

O nosso subsídio “Hora da Família 2013” foi elaborado a partir da Palavra de Deus, de Documentos do Magistério, das catequeses dos Encontros Mundiais das Famílias em Manila (2003) e no México (2009), bem como alguns escritos dos fascículos da Escola de Famílias e textos acadêmicos e pastorais. O “fato da vida” também foi baseado no livro “Esposos e Santos” que foi composto pelas conferências organizadas pelo Pontifício Instituto João Paulo II de Estudos sobre Matrimônio e Família/Roma, que aconteceu entre novembro e maio de 2010.

A “Hora da Família 2013” foi elaborada para ser um instrumento que colaborasse, por meio de reuniões familiares e de grupos, em todos os ambientes, para aprofundar a reflexão sobre a beleza da família como lugar privilegiado para que o ser humano realize as suas mais nobres aspirações de eternidade e o grande bem que ela representa para cada pessoa e para a sociedade.

Com as reflexões a partir do tema A TRANSMISSÃO E EDUCAÇÃO DA FÉ CRISTÃ NA FAMÍLIA, o subsídio Hora da Família 2013 foi dividido em sete encontros, conforme a sequência:

Os temas dos encontros:

1º tema:  Pai e Mãe, primeiros e principais transmissores da fé; [Leia Mais].

2º tema: Desafios Cristãos na educação dos filhos na fé;

3º tema:  Valores que permanecem;

Indicações:

1 – A Paróquia e a Formação de Valores na Família.

2 – Família e Virtudes Sociais.

4º tema: Educar pela presença;

5º tema: Educar com fortaleza e “docilidade de alma”;

6º tema: Iniciação Cristã  [Leia Mais...]

7º tema: Projeto de Vida Pessoal e Familiar.

Os temas desejam provocar e desafiar os pais a assumirem cada vez mais a missão de primeiros e autênticos transmissores e educadores da fé cristã. Atraídos por Jesus Cristo, são convocados por Ele na Igreja ao anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo, uma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé.

Na descoberta diária do amor, a família ganha força e vigor no compromisso missionário, que jamais pode faltar. Com efeito, a fé na família cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e comunicada como experiência de graça e de alegria. A fé torna os membros da família fecundos, porque alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar: de fato, abre o coração e a mente dos ouvintes para acolherem o convite do Senhor a aderir à sua Palavra, a fim de se tornarem seus discípulos (cf. Porta Fidei, 7).

Além dos sete encontros, a “Hora da Família 2013” oferece outras sugestões de celebrações que envolvem os membros da família em ocasiões comemorativas e possibilitam celebrações em outros ambientes que vão além da comunidade eclesial, tais como: escolas, universidades, fábricas, escritórios e outros. Estes encontros são elaborados de tal forma que sejam úteis para qualquer época do ano.

Para facilitar os encontros, os trechos bíblicos foram colocados na sua íntegra “no corpo” deste subsídio. Trechos bíblicos retirados da Bíblia Sagrada – Tradução CNBB. No entanto, sugerimos que as leituras sejam proclamadas diretamente no livro bíblico.

A 17ª edição do subsídio “Hora da Família” traz em seu final uma relação de cantos. Dessa forma não há indicação dos cantos nos encontros. As equipes poderão escolher alguns dentre estes ou outros conhecidos da comunidade local. E um pequeno texto para motivar a implantação de Associação de Famílias nas diversas Paróquias do Brasil. E, por fim, a relação dos Bispos, Assessores eclesiásticos, casais da Comissão Nacional da Pastoral Familiar e seus respectivos endereços eletrônicos.

Não deixe a sua família fora desse momento de evangelização. Eu Participo!
A Hora da Família 2013 custa R$ 3,00 e você poderá comprar na Pastoral Familiar da sua Paróquia, Diocese ou Regional. Ou mesmo pelo telefone: 61 34432900 ou pelo.

Site: http://www.cnpf.org.br/


Semana_N_Família


Hora da Família 16 – 2012

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

A FAMÍLIA:

“O TRABALHO E A FESTA

DE 12 a 18 DE AGOSTO DE 2012

NA SUA PARÓQUIA



HORA DA FAMÍLIA 2012.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar acabam de lançar o subsídio “Hora da Família” 2012. O tema deste ano é: “A Família: o trabalho e a festa”. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano será de 12 de 18 de agosto.

O subsídio foi construído com a participação de representantes da Comissão para a Vida e a Família, membros dos Regionais da CNBB e assessores especializados. A Semana Nacional da Família é um evento anual que faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil e teve o início em 1992. O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicado anualmente. Atualmente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 200 mil exemplares.

“Neste ‘Hora da Família’ contém as Celebrações da Família e as 10 catequeses preparatórias para o 7º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Milão (Itália), de 30 de maio a 3 de junho, de 2012, com a presença do papa Bento XVI. Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família”, disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.

O subsídio “Hora da Família 2012” está disponível em cada Regional da CNBB, na Regional da Pastoral Familiar ou diretamente na Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (SECREN).

Reunião

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família se reunirá, no dia 6 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ), para traçar as ações para este ano de 2012.

Peregrinação Nacional da Família

No dia 25 de janeiro, em São Paulo (SP), a Comissão Organizadora da 4ª Peregrinação Nacional da Família, se reunirá para debater os últimos detalhes do projeto deste ano. A peregrinação acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, em Aparecida (SP).


Hora da Família – 15 anos.


Confira os Temas.

Obs. Para visualizar a Catequese específica de cada tema, Click nas frases com botão esquerdo do mouse e siga o Link para a página Oficial da Igreja Católica.


A Família: o trabalho e a festa


 1º Encontro:

“O segredo de Nazaré”

Indicações:

1 – O primeiro Milagre de Jesus foi totalmente dedicado ao Matrimônio.


2º Encontro:

“A família gera a vida

Indicações:

1 – Matrimônio no desígnio de Deus.

2 – O Plano de Deus.

3 – A Família Segundo a Bíblia.


 3º Encontro:

A Família e a Superação das Dificuldades

Indicações:

1 – FÉ NOS REVESES DA VIDA.


4º Encontro:

Família Geradora de Uma Sociedade Justa e Fraterna

Indicações:

1 – A Paróquia e a Formação de Valores na Família.

2 – Reflexões para a Semana Nacional da Família.

3 – Família e Virtudes Sociais.


 5º Encontro:

O Trabalho na Família

Indicações:


6º Encontro:

O Trabalho, Recurso para a Família

Indicações:


 7º Encontro:

Trabalho, Desafio para a Família

Indicações:

1 – Manifesto para criação do ministerio da familia.


8º Encontro:

A Festa, Tempo para a Família

MEDITAÇÃO PROGRAMA ESPLENDOR DA VERDADE

Indicações:


 9º Encontro:

A Festa, Tempo para o Senhor

Indicações:


10° Encontro:

A Festa, Tempo para a Comunidade“.

Indicações:


A Família: o trabalho e a festa


 “ A família cristã é a célula primeira e vital da sociedade; é o santuário da vida, é Igreja Doméstica; é o primeiro espaço de evangelização e engajamento social.” Doc. Santo Domingo nº 214


O QUE SÃO VALORES

HUMANOS E CRISTÃOS ?

Click aqui.

Antes de meditar nos temas

É Bom meditar em VALOR !



I Coríntios 13, 1 a 13

A família deve educar a sexualidade dos filhos.

Link→

Artigo neste Blog


Indicações Complementares:

FAMÍLIA CASA DA VIDA


Encontro Mundial de Famílias.

.

CATEQUESES PREPARATÓRIAS PARA O

VII ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

(Milão, Itália, 16-18 de Maio de 2012)

“A família, O Trabalho e a Festa”

http://www.family2012.com/pt/catequeses/

TEXTOS OFICIAIS ARQUIVADOS NO VATICANO

Índice das catequeses

  1. O segredo de Nazaré
  2. A família gera a vida
  3. A família vive a provação
  4. A família anima a sociedade
  5. O trabalho e a festa na família
  6. O trabalho, recurso para a família
  7. O trabalho, desafio para a família
  8. A festa, tempo para a família
  9. A festa, tempo para o Senhor
  10. A festa, tempo para a comunidade
A Família: o trabalho e a festa

Outros Temas relacionados neste Blog:

Semana Da Familia


Instruções em – Power Point – da CNBB sobre o livrinho Hora da Família -2010

Semana Nacional

da Família 2011


Instruções em – Power Point – da CNBB sobre o livrinho Hora da Família -2010

Semana Nacional

da Família 2010


Indicação de leitura:

Semana Nacional

da Família

2009


Oração da Família.

Link→

MENSAGENS EM PPS.

SLAID COM A MUSICA DE PADRE ZEZINHO Oração da Família.

FONTE=http://www.slideshare.net/iarafagundes/orao-da-fam … more →


Abençoa Minha Família.

Link

FAMÍLIA

O Congresso das famílias no México já dá seus primeiros frutos Segundo o Pe. Sergio Omar Sotelo Aguilar … more →


O Cristo Disfarçado.

(Pe. Léo)

Link

FAMÍLIA

Padre Léo faz a abertura de seu livro “Famílias Restauradas” com uma estória muito comum … more →


Vida – CD de Fabio de Melo.

Cara de Família

Link→

MUSICA CATÓLICA

FAMÍLIA

“Show Vida” . Papai do Céu. Isso é coisa de Criança ? Mas quem não foi Criança um dia ?

E não sabem dar valor

pra essas coisas…

Ter um lar é um tesouro!


Padre Zezinho

fala sobre Paternidade Responsável.

Link→

MUSICA CATÓLICA

FAMÍLIA

“Melhores pais melhores Filhos” Acabamos de finalizar a Semana Nacional da Família e percebemos que … more →


2008.

Hora da Familia 2008

Link

FAMÍLIA

“O que a Igreja pretende, é levar aos Católicos justamente este Amor de Deus que se manifesta em nossos corações se estendendo a todos os nossos familiares, levando-os a conhecer mais e melhor este Deus que escolheu uma Familia confiando a ela a educação de seu único e precioso Filho quando veio ao mundo cumprir a sua promessa.”   … more →



A família cristã

No mundo de hoje !

Link->

FAMÍLIA

PROVIDA FAMÍLIA Um testemunho de comvivência Familiar, e vitoria nas dificuldades que uma Família nu … more →



A Família, “patrimônio da humanidade”.

Link→

FAMÍLIA




família

“Festa, tempo para a família”

| 0 Comentários

PROGRAMA ESPLENDOR DA VERDADE – 26/06/2012

02:36
34:31

 

About these ads

39 Respostas

  1. [...] Semana Nacional da Família. « Vem Espírito Santo, Vem …, em 04/06/2010 às 17:39 disse: [...]

    Curtir

  2. [...] SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.Oração de São Miguel Arcanjo.Wallpapers – Mensagens de Jesus.Semana Nacional da Família.Orações ao Espírito Santo.Jesus Misericordioso.Padre Leo Conta a estória do Papagaio [...]

    Curtir

  3. Muito bom para as familias….

    Curtir

  4. Wonderful work! That is the kind of info that are supposed to be shared across the net. Disgrace on Google for now not positioning this submit higher! Come on over and visit my web site . Thanks =)

    Maravilhoso trabalho! Esse é o tipo de informação que devem ser partilhadas por toda a rede. Disgrace no Google, por enquanto não apresentar esse posicionamento mais alto! Venha aqui e visite o meu site. Obrigado =)

    Curtir

  5. [...] mais acessados presentepravoce.wordpress…bibliacatolica.com.br/presentepravoce.wordpress…pt-br.wordpress.com/tag/i…presentepravoce.wordpress…pt-br.wordpress.com/tag/d…rccanapolisgo.files.wordp…presentepravoce.wordpress…presentepravoce.wordpress…presentepravoce.wordpress… [...]

    Curtir

  6. [...] mais acessados presentepravoce.wordpress…bibliacatolica.com.br/presentepravoce.wordpress…pt-br.wordpress.com/tag/i…presentepravoce.wordpress…pt-br.wordpress.com/tag/d…rccanapolisgo.files.wordp…presentepravoce.wordpress…presentepravoce.wordpress…presentepravoce.wordpress… [...]

    Curtir

  7. [...] mensagens Semana Nacional da Família.Oração de São Miguel Arcanjo.Semana Nacional da Família – 2010.MENSAGENS EM PPS.Wallpapers – [...]

    Curtir

  8. [...] mensagens Semana Nacional da Família.Oração de São Miguel Arcanjo.MENSAGENS EM PPS.Semana Nacional da Família – 2010.Wallpapers – [...]

    Curtir

  9. [...] mensagens Semana Nacional da Família.Oração de São Miguel Arcanjo.Semana Nacional da Família – 2010.MENSAGENS EM PPS.Wallpapers – [...]

    Curtir

  10. Boa Tarde,
    Paz e Bem!
    Preciso de artigos relacionados aos temas da semana nacional da família 2010.
    Sempre passo por aqui porque sei que aqui sempre encontro artigos, textos e respostas que me auxiliam no desempenho de meus trabalhos perante a pastoral familiar.
    Serei sempre grata.
    Aguardo resposta,
    Que Deus lhe abençõe,
    Luciana

    Curtir

  11. [...] inconfudível e Imutável.WALLPAPER'S DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.MENSAGENS EM PPS.Semana Nacional da Família.Aqueles que Confiam no Senhor…Orações ao Espírito Santo.Apocalipto, Filme de Mel Gibson Retrata [...]

    Curtir

  12. [...] DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.MENSAGENS EM PPS.Aqueles que Confiam no Senhor…Semana Nacional da Família.Ultimos Milagres de Santos da Igreja Católica. Um Milagre Eucarístico que ficou oculto 12 [...]

    Curtir

  13. [...] EM PPS.Aqueles que Confiam no Senhor…Ultimos Milagres de Santos da Igreja Católica. Semana Nacional da Família.Um Milagre Eucarístico que ficou oculto 12 anos!Orações ao Espírito Santo.Apocalipto, Filme de [...]

    Curtir

  14. Graças a Deus por esse blog. Estava procurando e não encontrava o tema da Semana Nacional da Família 2010, para fazer o projeto para a minha comunidade. Obrigada pelas informações que encontrei somente aqui.

    Curtir

  15. Just want to say what a great blog you got here!
    I’ve been around for quite a lot of time, but finally decided to show my appreciation of your work!

    Thumbs up, and keep it going!

    Cheers
    Christian, Satellite Direct Tv

    Tradução via Google

    Só quero dizer que um grande blog você tem aqui!
    Eu estive por aí por bastante tempo, mas finalmente decidiu mostrar o meu apreço pelo seu trabalho!

    Polegares para cima e mantê-lo ir!

    Saúde
    Christian, TV por satélite Direct TV

    Curtir

  16. [...] Semana Nacional Da Família &  Temas relacionados. [...]

    Curtir

  17. Gente em meu municipio está acabando essa pratica, socorro por favor…estamos nos afundando.

    Curtir

    • Caro Antônio

      Não se assuste.

      Esta prática que você diz, se for uma Família bem regrada e estruturada, não seria um privilêgio de seu município ter Famílias desajustadas, bem sabemos que este problema é bem maior nos grandes centros urbanos e enquanto no interior ainda se preserva mais a Família.

      Se for a prática de reuniões nas casas, em nossa cidade não conseguimos atingir tantos lares como gostaríamos, mas graças a Deus temos varias equipes trabalhando e visitando os lares, meditando no tema da campanha e a participação é muito boa, gostaríamos que fosse sempre melhor e pedimos a Deus que abençoe cada vez mais nossas Famílias.

      Jesus te ama.

      Curtir

  18. [...] mensagens Semana Nacional da Família – 2009.Semana Nacional da Família.Família, espaço do encontro.Vinho, muito vinho, O primeiro Milagre de [...]

    Curtir

  19. [...] mensagens Semana Nacional da Família – 2009.Família, espaço do encontro.Semana Nacional da Família.Vinho, muito vinho, O primeiro Milagre de [...]

    Curtir

  20. [...] mensagens Semana Nacional da Família – 2009.Família, espaço do encontro.Semana Nacional da Família.Vinho, muito vinho, O primeiro Milagre de [...]

    Curtir

  21. [...] mensagens Semana Nacional da Família – 2009.Família, espaço do encontro.Semana Nacional da Família.Vinho, muito vinho, O primeiro Milagre de [...]

    Curtir

  22. Cara Maria Iraci

    maria iraci fuzeto, em Julho 28th, 2009 às 6:45 pm Diz: Edit Comment

    Preciso dar-lhe uma resposta;
    Não tenho ainda o livrinho da campanha…

    Mas suponhamos se eu estivesse numa partilha durante uma reunião da campanha, eu poderia dizer o seguinte…

    Na verdade existem muitas variantes, porque geralmente o tema gira em torno daquilo que as outras pessoas compartilham na reunião e as vezes o caminho das palavras vão em outro sentido.

    No caso da vivência “FELIZ” em comunidade…
    Colocamos a comunidade como os grupos particulares que existem em cada Paróquia, que são diversos e como sabemos sempre acabam passando por problemas de relacionamento, se bem que as vezes de acordo com o crescimento espiritual dos membros isto não ocorre e talvez alguém nunca tenha visto estes tipos de problemas, como por exemplo.

    Disputa, inveja, fofoca, maledicência, estas coisas dentro de um grupo de comunidade “ECC”, “Cursilho”, “RCC”, “Vincentinos” ou seja lá gual seja o grupo, pode provacar um tremendo mal estar, a convivência entre estes grupos também na mesma Paróquia e até mesmo entre outras Paróquias também podem causar infelicidade e mal estar geral.

    Podemos dizer então que felicidade na comunidade seria a ausência destes tipos de problemas e com uma pequena análise poderiamos dizer que as comunidades mais estruturadas sempre existem estes tipos de problemas e na verdade sempre precisamos continuar alertando o povo para fugir destas coisas que destroem qualquer comunidade, como um virus que corroe aos poucos o coração da comunidade.

    No caso da campanha da semana da Família fica a comparação de que qualquer comunidade só poderia ser feliz se suas Famílias “Que a compõem” sejam felizes primordialmente.

    Para que uma Família seja feliz também se aplicam as mesmas regras de uma comunidade, porque ela também sofre por estes mesmos problemas que afetam a comunidade que nada mais é que uma grande Família.

    Aliás antigamente quando se falava de Família se falava de exemplo, de estrutura, fidelidade, dedicação, perdão, acolhimento, amor incondicional, protecionismo familiar, doar a vida, união total, segredo de Família. na verdade os bons exemplos que a Família nos deixou no passado infelismente não nos servem de exemplo nos dias de hoje.

    Falar então de uma “GRANDE FAMÍLIA” seria usar todo o bom exemplo de estrutura, fidelidade, amor que deveríamos encontrar em uma boa “FAMÍLIA”, e aplicá-los hoje na comunidade.

    Jesus disse para amar-nos uns aos outros, primeiramente e principalmente é claro na Família em que nós nascemos e depois na comunidade que nós vivemos, isto é o nosso grupo paroquial, deveríamos criar laços de amizade neste grupo, porque a comunidade nos ajuda a perseverar nos caminhos do Senhor.

    Mas como seremos felizes na Comunidade se não conseguimos ser felizes em nossa propria casa, como aplicar o exemplo de nossa Família na comunidade se a nossa Família é totalmente desetruturada.

    Na verdade estruturar a comunidade no amor para depois vivê-la em Família é impossível, porque é na Família que aprendemos a noção de Amor, fidelidade, doação, compromisso e se não aprendermos isso em nossa casa é muito difícil aprender isto fora dela, e então teremos uma Comunidade deficiente, infeliz o que se eleva ao NÍVEL da SOCIEDADE em geral cheia de defeitos e necessidades que não conseguimos suprir.

    Por isso é preciso investir na Família já que ela é a base de toda a nossa comunidade e sociedade.

    Vemos que no mundo de hoje existem varios inimigos da Família e das pequenas comunidades eclesiais, porque aqueles que ficam ricos a custa da exploração das pessoas preferem que as Famílias continuem divididas, porque teremos muitos delinguêntes soltos nas ruas alimentando a sociedade depravada e corrupta que hoje conhecemos.

    Se a Família se prejudica, alguém sempre leva vantagem nesta cituação e quando a Família se fortalece o nosso inimigo leva o prejuíso mas nós ganhamos muito em felicidade e alegria, principalmente nos momentos em Família e nos momentos da vida comunitária.

    Sei que muitas pessoas não costumam frequentar um Grupo específico na Paróquia, porque a maioria das pessoas só vão a missa e pronto e nem poderiam testemunhar qualquer coisa neste sentido, porém nós que caminhamos já a muitos anos dentro de grupos, como é o meu caso, que na verdade já participei de varios grupos diferentes, acabamos por formar amizades que nos acompanham toda a vida, amigos que podemos contar nas horas difíceis já que conosco compartilharam varios momentos alegres no passado.

    Só podemos entender esta cituação quando por algum motivo nos privamos desta comunidade que sempre esteve ao nosso lado e só podemos avaliar isto quando realmente experimentamos na pele.

    A poucos dias recebi um e_mail de um ex. mebro de nossa comunidade, que se afastou dela por motivos de fé, e se integrou em outra comunidade. Esta pessoa acha “Em suas novas convicções” que toda minha vida foi pautada em erros e mentiras e me diz que devo abandonar estes erros em que eu vivo. Neste caso a insinuação desta pessoa me fez analisar todo o meu passado, todos os meus ensinamentos, a vivência das pessoas que comigo caminharam, as amizades cinceras que fiz no passado, a união que comungamos conjuntamente, o abandono dos meus “erros segundo ele” seria um abandono de todo o meu passado e consequentemente todos os meus amigos porque como eu viviam a mesma história.

    Analisando meu passado e a vida de meus amigos, não encontrei o erro que me foi apontado e não justificava destruir toda uma vida de comunidade estruturada para se arriscar em uma outra comunidade totalmente desconhecida “e sob suspeita de um erro muito maior”.

    Enquanto eu analisava este passado, houve um aniversário em minha casa e compareceram 25 casais que fazem parte da minha vida a muitos anos, amigos de caminhada e companheiros de varios trabalhos realizados em conjunto, um detalhe me chamou a atenção, estes 25 casais não eram pessoas comuns que simplesmente andam pelas ruas, mas eram pessoas comprometidas de alguma forma com o Reino de Deus e poderíamos dizer que são pessoas que fazem a diferença já que todas trabalham ou fazem alguma coisa em nome de Deus na Igreja, vi então que minha vida não era apenas minha mas pertencia um pouco a cada um deles também e que suas vidas também pertenciam um pouco a mim também, isto eu reconheci que era uma comunidade comprometida e estruturada que seria impossível dissolver de um momento para o outro, neste caso, esta comunidade em particular nem sequer fazia parte de uma mesma Paróquia, mas estas pessoas participavam cada uma em uma outra comunidade diferente, mas o passado de encontros em comum nos uniu de tal forma que nos mantém sempre juntos.

    Eu diria; “Não troco minha comunidade por nada neste mundo.”
    Porque para mim ela é muito mais que um grupo de amigos, ela é uma grande Família de verdade.

    Salmos “Oh quão bom e agradável é os irmãos viverem em união…”

    Espero que tenha lhe ajudado naquilo que você precisa.

    Jesus te ama.

    Curtir

  23. Graças a Deus souCatólica ,é uma alegria ter sempre onde procurar na minha igreja subsidios para a evangelização.Este site da CNBB é muito rico para todos que buscam crescimento espiritual.
    Continuem assim
    Abraços Irene,mps

    Resposta:

    Agradeço muito o comentário e o elogio, mas precisamos deixar claro que este site não é um site oficial da CNBB, a CNBB se limita a distribuir textos mais direcionados ao clero e a leigos enganjados para que estes redistribuam ao povo, sou apenas um destes que continuam o trabalho que a Igreja se propõe, que é evangelizar a toda criatura, e isto inclui principalmente evangelizar nossas Famílias.

    Jesus te ama.

    Sizenando
    Presentepravoce.

    Curtir

  24. Prezados
    Desejo muita paz para todos.Por favor,necessito de informações sobre o tema Sem o domingo não podemos viver e o tema Catequese,caminho para o discipulado e Iniciação à vida Cristã.Desculpe, estou pedindo muito mas são os temas que minha familia ficou responsavel para ministrar em diferentes cidades da minha diocese.Agradeço de coração
    Aguardo anciosa.
    Abraços Irene

    Resposta:

    Cara Irene

    O texto sobre Catequese, já coloquei aqui algo sobre o assunto, pretendo falar sobre o Domingo já que sobre o dia do Senhor, precisaríamos falar muita coisa, que principalmente os Católicos precisariam saber, não sei se conseguirei falar sobre tudo isso ainda antes da campanha, já que meu tempo é muito escasso e os temas são um pouco complexos e muito amplos.

    Catequese, caminho para o discípulado.

    http://presentepravoce.wordpress.com/2009/08/05/catequese-caminho-para-o-discipulado/

    Dê uma olhada.

    Jesus te ama.

    Curtir

  25. Preciso, por favor, que me enviem algumas informaçoes sobre o tema catequese caminho para o discipulado desde ja agradeço
    e-mail
    dielgeovani@yahoo.com.br

    Sinto muitíssimo meu amigo, mas seu e_mail não recebe as mensagens enviadas para ele, retornam todas.

    Jesus te ama.

    Curtir

  26. Preciso, por favor, que me enviem algumas informaçoes sobre o tema catequese caminho para o discipulado desde ja agradeço.

    Resposta:
    Fiz um Comentário para responder sua questão.
    Catequese, caminho para o discípulado.

    http://presentepravoce.wordpress.com/2009/08/05/catequese-caminho-para-o-discipulado/

    Enviarei por email.

    Curtir

  27. [...] Semana da Família 2009 em Anápolis. Publicado em Agosto 4, 2009 por presentepravoce Semana Nacional da Família – 2009. [...]

    Curtir

  28. Preciso, por favor, de um breve relato sobre o tema: ser feliz na comunidade, é o quarto tema da Semana da Familia. è possivel enviar-me por email? Se for desde já agradeço e que Deus os abençoe

    Curtir

  29. [...] mensagens Semana Nacional da Família – 2009.Padre Leo Conta a estória do Papagaio Marrom.Oração de São Miguel Arcanjo.Orações ao Espírito [...]

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 69.282 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: