O Sacramento do Batismo.


Batismo como o primeiro Sacramento.





Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, e somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão […].

Para que a graça batismal possa desenvolver-se, é importante a ajuda dos pais. Este é também o papel do padrinho ou da madrinha, que devem ser cristãos firmes, capazes e prontos a ajudar o novo batizado, criança ou adulto, na sua caminhada na vida cristã. […] A comunidade eclesial inteira tem uma parcela de responsabilidade no desenvolvimento e na conservação da graça recebida no Batismo.

(Catecismo da Igreja Católica, 1213.1246.1255)

O Batismo

Nossos pais nos deram a vida natural do corpo, mas Deus nos dá a alma e nos destina, além disso, a uma vida sobrenatural; nascemos privados dela pelo pecado original, herdado de Adão.

O batismo apaga o pecado original, nos dá a fé e a vida divina, e nos torna filhos de Deus. A Santíssima Trindade toma posse da alma e começa a nos santificar.

Segundo o plano de amor do Senhor, o batismo é necessário para a salvação.

O que é o batismo?

É o sacramento pelo qual nascemos para a vida e nos tornamos filhos de Deus.

Por que o batismo é o primeiro dos sacramentos?

É o primeiro dos sacramentos porque é a porta que dá acesso aos demais sacramentos, e sem ele não se pode receber nenhum outro.

Que efeitos produz o batismo?

Os efeitos que o batismo produz são: perdoa o pecado original, e qualquer outro pecado, com as penas devidas por eles. Nos dá as três divinas pessoas junto com a graça santificante. Infunde a graça santificante, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo. Imprime na alma o caráter sacramental que nos faz cristãos para sempre e somos incorporados à Igreja.

O Batismo é necessário para a salvação?

Segundo o plano do Senhor o batismo é necessário para a salvação, assim como a própria Igreja, à qual o batismo introduz.

Quem pode batizar?

Ordinariamente podem batizar o bispo, o sacerdote e o Diácono, mas em caso de necessidade qualquer pessoa que tenha intenção de fazer o que a Igreja faz.

Como se batiza?

O batizado se realiza derramando água sobre a cabeça e dizendo: “Eu te Batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

O que é o Catecumenato?

É a preparação que devem receber aqueles que serão batizados tendo alcançado o uso da razão.


Os Sacramentos de Iniciação Cristã Batismo – Crisma e Eucaristia

O Batismo de Jesus.



http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/dons-do-espirito.jpg?w=130&h=120 http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/frutos-do-espirito.jpg?w=130&h=120 //mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/pentecostes-ico.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

7 Respostas

  1. [...] fundo do armário, as vezes até mesmo esquecido, não estou falando da Bíblia não, estou falando do Espírito Santo que recebemos dentro de nosso coração no dia de nosso Batismo e lamentavelmente muitos tradicionalistas negam esta verdade dizendo bem alto e bom tom que; [...]

    Curtir

  2. Bom dia, sou da Pastoral do Batismo na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Pavuna – Rio de Janeiro – RJ. Em nossa preparação para pais e padrinhos temos apenas uma reunião preparatória, mas achamos que é pouco e queremos aumentar para 2 ou 3. Estamos precisando de conteúdo ou idéias que já são praticadas em outras comunidades. Gostaria de pedir, caso possuam seu conteúdo digitalizado com a programação e assuntos, que me fosse passado por e-mail, pode até ser um link se um site que contenha conteúdo desse gênero. Obrigado e Paz de Cristo para todos. slmarujo@hotmail.com

    Curtir

  3. [...] Batismo como o primeiro Sacramento. [...]

    Curtir

  4. estou deslumbrada com esta site nunca tinha visto mé simplesmente maravilhoso demais estou feliz por ter como me aprofundar a partir de agora
    parabens e não esqueçam de sempre me enviar belas mensagens do alto.

    RESPOSTA:

    Olá Fátima

    Obrigado pelo comentário.

    Você não é a primeira que pede “PPS” sobre Batismo, mas na verdade não ncontrei nada pronto que seja Católico, fiquei de preparar algum, mas até hoje não tive tempo para isso, porque preciso fazer primeiro um resumo de tudo e depois escolher umas fotos que vão de acordo com o assunto, mas em breve eu enviarei alguma coisa sobre Batismo, aliás da primeira véz que me pediram coloquei um tema aqui sobre isso, mas é muito pouco em relação àquilo que ensinamos no curso.

    Jesus te ama.
    Sizenando

    O tema é este mesmo que você já encontrou, obrigado pelo novo comentário.

    Sizenando

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 69.136 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: